Doenças do sangue

julho 27, 2016

As doenças do sangue, ou doenças hematológicas, podem ser hereditárias ou adquiridas e são caracterizadas pela alteração na função ou produção das células sanguíneas. Entre elas, podemos citar os glóbulos vermelhos, também conhecidos como hemácias, os glóbulos brancos, ou leucócitos, e as plaquetas.

As doenças do sangue também podem ocorrer devido a alterações na produção ou funcionamento da parte química do sangue, as chamadas proteínas plasmáticas. Leucemiaanemia e hemofilia são os tipos de doenças mais frequentes.

O diagnóstico das doenças do sangue é realizado por meio de exames específicos recomendados pelo hematologista, que indicarão qual componente sanguíneo está afetado. Aqui na Medquimheo, temos hematologistas capacitados a atuar em várias áreas da especialidade: como Hematologia Pediátrica, Oncohematologia (que trata os tumores das células sanguíneas como as leucemias e linfomas) e Hemostasia (que lida com os distúrbios da coagulação, como as Doenças hemorrágicas e as Tromboses).