BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Fluxo menstrual exagerado pode causar anemia

abril 17, 2014 0

Ao contrário do que a grande maioria acredita a anemia nem sempre está relacionada à alimentação irregular. Mulheres que sofrem com fluxo menstrual intenso podem adquirir o problema. Falta de atenção, cansaço exagerado, perda de cabelo, unhas fracas e dores nas pernas são consequências do transtorno, já que o sangramento anormal causa a perda de ferro no organismo.

É necessário que a mulher fique atenta a qualquer anormalidade na época da menstruação. Casos em que há um fluxo acima do esperado (que persista por mais de uma semana) e exista a necessidade de troca de absorventes em intervalos pequenos são indícios. Mas antes de qualquer palpite, torna-se de suma importância uma visita ao ginecologista. O especialista irá avaliar qualquer alteração e passará as medidas cabíveis.

De acordo com a hematologista Alessandra Prezotti, da Medquimheo, das pacientes com história de hipermenorragia (menstruação exagerada), apenas 20% têm alteração na coagulação, que pode ser a causa do fluxo exagerado. “Nos outros 80%, muitas vezes não são encontradas causas específicas. Na maioria das vezes os motivos são de ordem ginecológica ou disfuncional. A anemia ferropriva (por deficiência de ferro) pode estar presente em 1-2% da população e a deficiência de ferro sem anemia é comum em 11% das mulheres que menstruam. Portanto, a menstruação exagerada é uma das causas de anemia e, por isso, a investigação do motivo deve ter início com o ginecologista”, esclarece.   

Tratamento

Após descobrir o motivo da hipermenorragia, torna-se necessário o tratamento direcionado para solucionar o problema, que pode ser tratado paralelamente com a anemia, caso a paciente a apresente. O uso de anticoncepcionais são algumas das medidas utilizadas.

 

 

 


Deixe um comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *