BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Fique atento: manchas roxas podem ser sintomas de leucemia

abril 15, 2016 0
mancha-roxa-pode-ser-leucemia.jpg
Nosso corpo sempre nos dá sinais quando alguma coisa não vai bem. O surgimento de manchas roxas sem motivo aparente, por exemplo, pode ser um sintoma de leucemia. Entenda: não estamos falando daquela mancha roxa causada pela pancada no futebol ou no móvel da sala. Os hematomas são preocupantes e devem ser investigados quando aparecem sem motivo aparente, ou seja, aparecem mesmo quando não houve trauma.

Apesar de ser um dos principais sintomas físicos da leucemia, nem toda mancha roxa está, necessariamente, relacionada à leucemia. Por isso, é importante estar atento a outros sintomas também. Sangramentos nasais e nas gengivas, anemia, febre, cansaço, sudorese noturna, gânglios inchados, dor nos ossos e infecções são sintomas frequentes, que aparecem quando a medula óssea deixa de produzir células sanguíneas normais.

Tipos de leucemia

A leucemia pode ser classificada em quatro categorias: Leucemia Mieloide Aguda (LMA), Leucemia Mieloide Crônica (LMC), Leucemia Linfoide Aguda (LLA) e Leucemia Linfoide Crônica (LLC).

Linfoide e mieloide são termos que se referem à linhagem do glóbulo branco atingido, enquanto os termos agudo e crônico se referem ao desenvolvimento da doença, que no caso agudo requer tratamento imediato, pois se desenvolve de forma rápida. Já a leucemia crônica possui uma evolução mais lenta e requer um tratamento mais brando.

Tratamento

O tratamento da leucemia varia de acordo com sua intensidade e tipo. O médico responsável por diagnosticar e tratar a doença é o hematologista, especialista em doenças do sangue, que vai definir qual é o tratamento indicado para cada paciente. Normalmente, a leucemia é tratada com sessões de quimioterapia ou até mesmo transfusões de sangue e transplantes de medula óssea.

Para tratar a leucemia e outros tipos de câncer, conte com a Medquimheo. Nossa equipe multidisciplinar está sempre à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas e oferecer o melhor tratamento.

Deixe um comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *