
Apesar de ser um dos principais sintomas físicos da leucemia, nem toda mancha roxa está, necessariamente, relacionada à leucemia. Por isso, é importante estar atento a outros sintomas também. Sangramentos nasais e nas gengivas, anemia, febre, cansaço, sudorese noturna, gânglios inchados, dor nos ossos e infecções são sintomas frequentes, que aparecem quando a medula óssea deixa de produzir células sanguíneas normais.
Tipos de leucemia
A leucemia pode ser classificada em quatro categorias: Leucemia Mieloide Aguda (LMA), Leucemia Mieloide Crônica (LMC), Leucemia Linfoide Aguda (LLA) e Leucemia Linfoide Crônica (LLC).
Linfoide e mieloide são termos que se referem à linhagem do glóbulo branco atingido, enquanto os termos agudo e crônico se referem ao desenvolvimento da doença, que no caso agudo requer tratamento imediato, pois se desenvolve de forma rápida. Já a leucemia crônica possui uma evolução mais lenta e requer um tratamento mais brando.
Tratamento
O tratamento da leucemia varia de acordo com sua intensidade e tipo. O médico responsável por diagnosticar e tratar a doença é o hematologista, especialista em doenças do sangue, que vai definir qual é o tratamento indicado para cada paciente. Normalmente, a leucemia é tratada com sessões de quimioterapia ou até mesmo transfusões de sangue e transplantes de medula óssea.