BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Férias e bancos de sangue vazios: ajude a salvar vidas!

janeiro 10, 2019 0
doacao-de-sangue-medquimheo-e1548250757141.jpg

Com a chegada das férias, os hemocentros de todo o país já começam a registrar baixas nos estoques. Em janeiro, as doações de sangue caem por conta de viagens e, ao mesmo tempo, a procura é maior em razão do aumento do número de acidentes. Por isso, a Medquimheo reforça a importância da doação de sangue.

Pacientes que fazem tratamentos como quimioterapia ou fizeram transplante de medula óssea, e também aqueles que passaram por cirurgias, necessitam regularmente de transfusões de sangue. A hematologista da Medquimheo, Alessandra Prezoti, explica que a doação de sangue é um ato seguro e que uma única doação pode salvar até quatro vidas.

“O procedimento para doação de sangue é bem simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado. Nesta época do ano, as doações caem por conta das viagens. Por isso, a conscientização é tão importante”, completa.

Os tipos sanguíneos O positivo e negativo são os mais procurados. Para doar sangue, procure uma unidade de coleta mais próxima a você. Não esqueça de levar os documentos pessoais!

Quem pode doar?

Podem doar pessoas com idade entre 16 e 69 anos, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis legais. Todo doador deve apresentar um documento original com foto.

Se o voluntário tiver almoçado, o procedimento deve ser feito três horas depois. E se for um doador frequente, ele deve obedecer ao intervalo para doação, que deve ser de dois meses para homens e de três meses para mulheres.

Doe sangue e salve vidas!

Fonte: Alessandra Nunes Prezotti, hematologista – CRM: 6782 ES


Deixe um comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *