BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Conheça o trabalho do farmacêutico na oncologia

agosto 29, 2017 0
farmaceutico.jpg

Embora algumas pessoas ainda associem o farmacêutico aos balcões de drogarias ou a laboratórios e farmácias de manipulação, o trabalho desse profissional é muito mais abrangente. Ele atua, também, na oncologia prestando assistência aos pacientes que fazem tratamento de câncer. Vamos falar sobre o assunto?

Dentro da área de farmácia oncológica o profissional interage de forma multidisciplinar com médicos, nutricionistas, enfermeiros e psicólogos, assim como é feito aqui na Medquimheo.  Lembrando que o farmacêutico deve ter uma especialização em oncologia, mais de cinco anos de experiência na área ou residência, de acordo com o Conselho Federal de Farmácia.

Em nossa clínica a equipe é formada por Priscila Spalenza e Paula Bastos, e neste post elas irão explicar um pouco mais sobre a atuação do farmacêutico na oncologia.

  1. Manipulam quimioterápicos

    farmaceutico-na-oncologia

A manipulação de quimioterápicos durante o tratamento de câncer, ou seja, o preparo das medicações oncológicas, é função privativa do farmacêutico.

  1. Organizam a compra de medicações

Quem é responsável pela organização da compra de medicações e materiais é o farmacêutico! Essa função envolve todos os processos de qualificação desde os fornecedores até o recebimento, certificando a segurança da mercadoria que os pacientes com câncer merecem. “Também cabe a nós assegurar que essas medicações estejam armazenadas de maneira a garantir a sua estabilidade”, afirma Priscila.

  1. Orientam os pacientes

    medicamentos-quimioterapia

Alguns pacientes com câncer precisam levar medicações para uso domiciliar. Nossas profissionais entram nessa etapa, também, explicando sobre efeitos colaterais, armazenamento, administração e descarte de maneira correta.

  1. Acompanham as reações

De acordo com Paula, elas acompanham as reações adversas. “Orientamos os pacientes que é possível, algumas vezes, apresentar algumas reações adversas. Caso ocorram, notificamos aos órgãos pertinentes”, explica a farmacêutica.

Profissional essencial

O farmacêutico trabalha juntamente com a equipe multidisciplinar, auxiliando no melhor cuidado ao paciente. Ele atua de forma que o paciente receba medicações e orientações precisas. “Por meio de várias etapas, garantimos a segurança na administração das drogas e rastreabilidade dos processos”, finaliza Priscila.

Aqui na Medquimheo você conta com toda assistência necessária no tratamento de câncer em Vitória e Serra!


Deixe um comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *