BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Esclareça suas dúvidas sobre as doenças no sangue

abril 17, 2017 0
testes-de-sangue-cancer-no-sangue.jpg

O sangue corre pelos vasos sanguíneos e circula por todo o corpo humano, na missão de levar oxigênio e nutrientes para cada um dos tecidos que compõem o organismo. Entretanto, alguns fatores podem alterar o funcionamento normal do sangue e causar doenças, inclusive diversos tipos de cânceres. Hoje, 17 de abril, é celebrado o Dia Internacional da Hemofilia, uma das doenças no sangue.

A hemofilia é uma doença hemorrágica hereditária que acomete, na maioria dos casos, pessoas do sexo masculino, e afeta a coagulação do sangue. De acordo com a nossa hematologista aqui da Medquimheo, Alessandra Prezoti, ela se manifesta desde a infância com sangramentos em pequenos traumas. “Além disso, também é revelada com sangramentos articulares e musculares. Ficam sequelas articulares, com necessidade de colocar próteses e até mesmo invalidez precoce”, detalha.

No passado, não havia tratamento e os pacientes morriam ainda jovens decorrente dos sangramentos. A boa notícia é que hoje existe a profilaxia primária, um tratamento capaz de repor os fatores de coagulação deficientes em pessoas com hemofilia.

Com as tecnologias, hoje tem-se muito menos sequelas ortopédicas e a expectativa de vida passou a ser igual a de pessoas sem a doença!

Outras doenças

Sejam hereditárias ou adquiridas, as doenças que afetam o sangue podem estar relacionadas a diferentes componentes sanguíneos, como as plaquetas, os glóbulos brancos ou os glóbulos vermelhos. A anemia falciforme é uma delas, que provoca deformação das hemácias, deixando-as enrijecidas. Isso dificulta a passagem adequada pelos vasos sanguíneos até levar ao entupimento dos vasos.

exame-de-sangue

Transmitida de pais para filhos, a talassemia é outro tipo de deformação nos glóbulos vermelhos, que se apresentam em quantidade abaixo do normal no sangue. O resultado é uma deficiência na produção da hemoglobina, responsável por transportar oxigênio para os tecidos do corpo.

Faça um hemograma anualmente e fique atento ao aparecimento de sintomas de doenças no sangue!


Deixe um comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *