BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Doar sangue: um ato seguro que pode salvar muitas vidas!

novembro 25, 2016 0
doacao-de-sangue.jpg

Doar sangue é um ato de solidariedade que pode mudar a vida de muitas pessoas. A doação é completamente segura, não oferece nenhum risco ao doador e é é bem rápida. Celebrando o dia do doador de sangue, neste dia 25 de novembro, aproveitamos para trazer algumas informações e tirar suas dúvidas sobre essa ação que pode salvar vidas!

Requisitos para ser doador

Para doar sangue você deve levar um documento oficial de identidade com foto e estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos (dos 16 até os 18, é necessário ter consentimento formal dos responsáveis), pesar mais de 50kg e não estar em jejum, evitando alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.

mulher-doando-sangue

Como ocorre a coleta

Doar sangue é muito tranquilo, seguro e simples. É passada uma solução antisséptica onde vai ser feita a punção. A seguir, uma agulha estéril e descartável é utilizada para coletar cerca de 450ml de sangue e amostras para a realização de exames obrigatórios por lei, que irão confirmar se o sangue está hábil para doação. Todo o processo de doação dura cerca de 40 minutos.

puncao-doando-sangue

Cuidados pós-doação

Após a doação, evite esforços físicos em excesso por pelo menos 12 horas, beba mais líquidos, não fume por cerca de 2 horas, evite bebibas alcóolicas por cerca de 12 horas, mantenha o curativo no local da punção por pelo menos 4 horas e não dirija veículos de grande porte nem faça atividades perigosas que exijam muita atenção.

Quem não pode doar sangue

Não podem doar sangue: pessoas com idade inferior a 16 anos ou superior a 69; com peso inferior a 50kg; com distúrbios como anemia, hipertensão, aumento ou diminuição dos batimentos cardíacos no momento da doação; grávidas ou amamentando; além de quem estiver com febre no dia. Quem tem doenças transmissíveis pelo sangue como as hepatites B e C, Aids (vírus HIV) ou doenças associadas ao vírus HLTV I e II e Doença de Chagas não podem doar sangue. Outros casos específicos devem ser informados antes da doação.

Informe-se sobre a unidade de coleta mais próxima à você, não esqueça seus documentos e seja um doador de sangue! Ajude a salvar vidas; uma hora, pode ser  você a precisar.


Deixe um comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *