
O mês de junho é associado com a campanha Junho Vermelho, com o intuito de sensibilizar e ressaltar sobre a importância da doação de sangue. Devido ao cenário de distanciamento físico gerado pela pandemia da Covid-19, os bancos de sangue têm passado por um desabastecimento em escala mundial, o que reforça a importância desse ato de empatia e amor ao próximo.
Para celebrar a campanha, no post de hoje, nós, da Medquimheo, reunimos as principais informações sobre a importância da doação de sangue. Continue lendo e confira.
Importância da doação de sangue na pandemia
Segundo dados do Ministério da Saúde, depois de um aumento nas doações de sangue no mês de abril, os hemocentros de todo o país registraram uma queda de 30% em volume no mês de maio. A situação é emergencial para os tipos O positivo e O negativo e crítica para o tipo A. Nesse sentido, incentivar as pessoas a se tornarem doadoras de sangue é de extrema importância para que vidas não sejam perdidas!
Como é feita a doação de sangue?
A doação de sangue é um ato simples e rápido, mas de extrema importância. A coleta leva em torno de 10 minutos e o procedimento é totalmente seguro e não oferece riscos, porque nenhum material usado é reutilizado. O sangue passa por testes para detectar impurezas que possam prejudicar o receptor e, só depois de uma avaliação positiva, ele é utilizado.
Vale ressaltar que, apesar das preocupações com o contágio durante a doação de sangue na pandemia, os hemocentros estão tomando todas as medidas de higiene e distanciamento social necessárias para garantir a segurança do doador.
Quais são os requisitos para doar sangue?
Um dos principais requisitos para doar sangue é ter entre 16 e 69 anos. Há duas restrições: os menores de 18 anos precisam da autorização dos responsáveis legais e a primeira doação deve ser feita, obrigatoriamente, até os 60 anos.
O interessado precisa apresentar documento de identificação original com foto, preencher um cadastro com informações básicas e responder a um questionário. Em seguida, passará por uma triagem para examinar sinais vitais como pressão arterial, pulso e temperatura. O espaço de tempo entre as doações para aqueles que já são doadores são de dois meses para os homens e três meses para as mulheres.
Conheça o blog da Medquimheo!
O nosso blog é composto por inúmeros posts incríveis para te manter sempre bem informado. Aproveite mais conteúdos:
Doar sangue: um ato seguro que pode salvar muitas vidas
Dia Mundial do Doador de Sangue: amor que circula
Fonte: Alessandra Prezoti, hematologista Medquimheo, CRM-ES 6782.