BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Dia do Farmacêutico: profissionais dão dicas de como descartar remédios

janeiro 20, 2016 0
diadofarmacêutico-1.png
Dia do FarmacêuticoDia 20 de Janeiro é comemorado o Dia do Farmacêutico. Hoje, além de parabenizar estes profissionais, vamos compartilhar algumas dicas importantes. O farmacêutico é o especialista responsável pela orientação sobre o uso racional e descarte de remédios. O profissional, que manuseia e lida com medicamentos diariamente em sua rotina, é o mais capacitado para indicar a melhor forma de proceder na hora de descartar remédios.

Nossa farmacêutica, Paula Bastos Machado, alerta: “É importante conscientizar sobre o descarte de remédios, porque muitas substâncias usadas por pacientes em casa contêm elementos que podem causar a contaminação de solos, além de colocar em risco a saúde de quem está manuseando este material”.


Dicas para o descarte

Nos hospitais o descarte é feito por meio da separação do lixo. Existe o lixo comum, que pode ser reciclado, e o contaminante, em que são colocados remédios e materiais que apresentam risco à saúde dos profissionais e a qualidade ambiental, como seringas, lâminas, agulhas, entre outros. O lixo contaminante deve ser colocado em um recipiente rígido para posteriormente ser incinerado.

Para quem precisa fazer o descarte em casa, nossa recomendação é que medicamentos e materiais contaminantes sejam levados a postos de saúde para que tenham o destino final adequado. “Aqui na Medquimheo, nós orientamos a todos os nossos pacientes que devolvam o material usado dentro da embalagem original. Caso o paciente não se adapte aos remédios que precisa usar, a recomendação é que ele traga de volta, para que aquelas substâncias sejam descartadas pela clínica”, explica a farmacêutica.

Devemos nos conscientizar de que a preocupação com o descarte de medicamentos é uma questão de saúde pública. Os prejuízos de um descarte incorreto de remédios geram consequências para toda a sociedade. Não deixe de compartilhar essas dicas com seus familiares e vizinhos!
Ah, e um Feliz Dia do Farmacêutico! 🙂


Deixe um comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *