BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

#DicaDaNutri: suco de romã possui propriedades anticancerígenas

novembro 4, 2019 0
suco-de-romã-cancer.jpg

Você sabia que a romã pode ser uma excelente aliada na prevenção e no combate ao câncer? Como é uma fruta rica em vitamina C e compostos bioativos, garante inúmeros benefícios à saúde. A lista desses compostos é longa, os principais são antocianinas (delfinidina, cianidina e pelargonidina), quercetina, ácidos fenólicos (cafeico, catequínico, clorogênico, orto e paracumárico, elágico, gálico e quínico) e taninos (punicalagina).

Essa fruta tem sido usada há milhares de anos como medicamento complementar. É importante destacar suas ações antioxidantes, anti-inflamatórias e anticancerígenas. No post de hoje, nossa nutricionista oncológica Naira Fraga apresenta as vantagens desta fruta e traz, ainda, uma super receita de suco de romã. Continue lendo e confira!

Propriedades anticancerígenas da romã

O extrato de romã parece inibir a proliferação das células do câncer e impedir também a migração das células neoplásicas. Naira ressalta que “as propriedades anticancerígenas do extrato da fruta foram estudados em modelos de células e em animais, isso quer dizer que ainda falta muito para comprovar essa ação no homem, mas que a fruta já pode ser incorporada na alimentação como auxiliar ao tratamento.”

A fruta é uma excelente fonte de antioxidantes chamados flavonoides que, são conhecidos por serem eficazes na neutralização dos radicais livres que causam o câncer, sendo uma aliada na prevenção da doença.

Mais benefícios da romã para saúde

A romã alivia problemas digestivos como a diarreia, promovendo o bom funcionamento do intestino.

A ingestão regular da fruta está diretamente ligada à prevenção de derrames e ataques cardíacos. Seu consumo parece melhorar o fluxo sanguíneo, impedir que as artérias se tornem duras e espessas. E pode retardar o acúmulo de colesterol nas artérias.

As propriedades antibacterianas e antivirais da romã auxiliam na redução dos efeitos da placa bacteriana e na proteção contra várias doenças orais como a gengivite. A romã também possui propriedades sobre a pele: devido a seus componentes fenólicos, combate o envelhecimento precoce.

Receita de suco de romã

Ingredientes:

  • 1 romã;
              
  • 1 copo de água;
              
  • Adoçante ou açúcar a gosto.

Modo de preparo:

Corte e abra a romã ao meio. Em seguida, coloque-a em um recipiente grande com água. Retire as sementes da fruta debaixo d’água – elas ficarão ao fundo, enquanto a membrana amarela ou branca flutuará. Descarte a casca e as membranas que sobraram. Coe a água das sementes e, leve para o liquidificador até que estejam bem moídas. Depois disso, basta coar os pedacinhos menores das sementes que sobraram e pressionar, para extrair o máximo de sumo possível. Por fim, transfira para um copo e adicione água e açúcar/adoçante a gosto.

Separamos outros dois conteúdos com mais dicas incríveis da nossa nutricionista. Aproveite e confira:

#DicaDaNutri: suco verde de pêssego garante energia no dia a dia!

#DicaDaNutri: Alimentos que auxiliam no tratamento do câncer

Fonte: Naira Marceli Fraga Silva – nutricionista – CRN4: 15101252.


Deixe um comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *