BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

#DicaDaNutri: Alimentos que auxiliam no tratamento do câncer

janeiro 23, 2019 0
alimentos-cancer.jpg

Alimentos com uma grande concentração de fibras, vitaminas, proteínas, antioxidantes e outros nutrientes têm o poder de recuperar o organismo, retardar o envelhecimento precoce de órgãos e tecidos, além de ajudar na prevenção de doenças como o câncer.

No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a projeção para o número de pessoas com a doença do ano de 2018 até o final de 2019 é de mais de 630 mil pessoas. Só no Espírito Santo, essa mesma projeção é de aproximadamente 12 mil pessoas.

A força dos alimentos

Você sabia que além dos tratamentos convencionais como a quimioterapia e a radioterapia, ter um hábito alimentar saudável também pode ajudar (e muito!) no tratamento do câncer? Continue lendo e descubra quais são os melhores alimentos e de que forma eles podem contribuir.

Desintoxicar o corpo da carga de toxinas e promover a nutrição adequada fortalece o seu sistema imunológico e combate inflamações. Por isso, na hora de escolher os alimentos para consumir opte por aqueles que sejam ricos em antioxidantes e anti-inflamatórios, e fuja dos produtos industrializados e aditivos químicos tóxicos.

Alimentos crucíferos

A nutricionista da Medquimheo, Naira Fraga, explica que os vegetais crucíferos como brócolis, repolho, couve-flor, couve de bruxelas, mostarda e rabanete podem ser importantes aliados no tratamento oncológico, porque possuem um fitoquímico chamado Indol 3 Carbinol.

“Estudos em fases iniciais vêm demonstrando de forma coerente um importante efeito anticancerígeno da substância. O Indol 3 Carbinol age regulando negativamente múltiplos alvos celulares, bloqueando a divisão das células tumorais e estimulando sua morte”, completa.

Ela termina com uma dica para minimizar a perda durante o preparo. “Sempre que possível, prefira as versões cruas. Quando for necessário cozinhar, use o cozimento a vapor e deixe os vegetais al dente”, finaliza a nutricionista.

Fonte: Naira Fraga – nutricionista – CRN4: 15101252


Deixe um comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *