BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Dia do Nutricionista: entenda a importância desse profissional

agosto 31, 2017 0
nutricionista-ajuda-cancer.jpg

Planejar, executar e avaliar as ações relacionadas às funções alimentares são algumas das atividades desenvolvidas pelo nutricionista. Nesta quinta-feira, 31 de agosto, é comemorado o Dia do Nutricionista. Neste post, vamos falar dos nutricionistas, fundamentais na prevenção, recuperação de doenças e manutenção da saúde. Confira!

Entre os segmentos em que é possível atuar está a oncologia, onde o acompanhamento nutricional será determinante. De acordo com Janine Rover, nossa nutricionista aqui da Medquimheo, o paciente com câncer precisa ter um cuidado especial. “A grande maioria dos pacientes apresenta uma significativa perda de peso ou tem desnutrição instalada”, comenta.

“O apoio do nutricionista também será de extrema ajuda para demonstrar formas de como amenizar os efeitos colaterais do tratamento contra o câncer, tais como: alteração no paladar, náuseas, vômitos, diarreia, constipação intestinal, sensação de boca seca, estomatite e diminuição de apetite”, acrescenta.

O que é terapia nutricional

A terapia nutricional é o tratamento de doenças que necessitam de um acompanhamento nutricional rigoroso para apresentar melhoras em seu quadro de evolução.

nutricionista-ajuda-cancer

Além do câncer, diabetes, doença celíaca e hipertensão são exemplos de enfermidades que precisam desse cuidado. As recomendações nutricionais são aliadas, refletindo positivamente no prognóstico e na qualidade de vida do paciente.

Receita de tempero para sopas

E já que estamos falando de uma boa alimentação e estamos no inverno, que tal uma receita de tempero base para deixar as sopas ainda mais deliciosas? Veja as dicas da nossa nutricionista!

tempero-para-sopa

Ingredientes:

  • 1 maço de coentro
  • 1 maço de cebolinha
  • 1 maço de hortelã
  • 2 cebolas
  • 1 pimentão verde
  • 2 tomates bem maduros
  • 3 dentes de alho
  • Pimenta do reino e sal a gosto

Modo de Preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador e leve ao fogo para refogar (não precisa usar óleo). Quando estiver bem escuro e reduzido, guarde em potes de vidro na geladeira. A validade chega a 10 dias refrigerado e 6 meses congelado (em cubos de gelo, por exemplo).

Mantenha uma alimentação saudável e previna-se contra o câncer!


Deixe um comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *