Dia Nacional de Controle da Asma: importância de cuidar da saúde do pulmão

Celebrado em 21 de junho, o Dia Nacional de Controle da Asma alerta para a importância de manter os cuidados com a saúde do pulmão. Devido ao vírus da Covid-19 causar uma infecção respiratória, esses cuidados devem ser redobrados durante a pandemia. Para celebrar a data, nós, da Medquimheo, preparamos um conteúdo especial com tudo o que você precisa saber sobre asma. Vamos conferir?
O que é asma?
A asma é uma doença pulmonar inflamatória crônica, caracterizada pelo fechamento reversível dos brônquios – tubos que ligam a garganta aos pulmões – por onde passa o ar. Apesar de aparecer em pessoas de qualquer faixa etária, a doença é mais comum em crianças e idosos. Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) do Ministério da Saúde, há cerca de 6,4 milhões de asmáticos no Brasil e a doença é a terceira maior causa de hospitalização no Sistema Único de Saúde (SUS).
Quais são os sintomas da asma?
Os principais e mais comuns sintomas da asma são: falta de ar, chiado, tosse seca e aperto no peito. A grande maioria das crises de asma é precipitada por infecções das vias respiratórias, como gripe ou resfriado. Além disso, elas também podem aparecer durante a prática de exercícios físicos ou após estresse emocional.
O que causa asma?
A asma é resultado da integração entre alterações genéticas, como histórico familiar e obesidade, e fatores ambientais e biológicos, como exposição à poeira, pelos, ácaros, infeção viral e variação climática. Vale ressaltar que o tabagismo é um fator de risco da doença, já que a fumaça é um potente irritante das vias aéreas.
Quais são os cuidados para evitar crises asmáticas?
Como algumas crises de asma podem ser desencadeadas por substâncias alérgicas – poeira, pelos, mofo – ou irritantes – poluição, fumaça de cigarro, cheiros fortes -, o principal cuidado a se tomar é manter a limpeza dos ambientes, principalmente onde o asmático passa a maior parte do seu tempo. Além disso, evitar contato com substâncias químicas e objetos de pelúcia e manter a casa aberta para entrada de sol são medidas importantes que também devem ser tomadas 😉
#DicaMedquimheo: consulte um médico especialista sempre que perceber alguma alteração no quadro clínico.
Como é o tratamento da asma?
Apesar de não ter cura, ao controlar a asma, pode-se viver muitos anos com a doença e a pessoa pode ter uma vida normal e até fazer atividade física. O tratamento da asma deve ser orientado por um pneumologista, mas, normalmente, inclui uso de medicamentos para controlar a asma ao longo do tempo e outros remédios para aliviar rapidamente as crises.
Conheça o blog da Medquimheo!
O nosso blog é recheado de posts incríveis para te manter sempre bem informado. Aproveite mais conteúdos:
Dia Mundial sem tabaco: cuide da saúde pulmonar durante a Covid-19
Hipertensão: causas, sintomas e como prevenir!
Fonte: Ministério da Saúde.