BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Dia Nacional de Combate ao Fumo: o que é câncer de pulmão?

agosto 28, 2017 0
cancer-de-pulmao.jpg

Com milhares de novos casos a cada ano, o câncer de pulmão continua sendo um dos tumores malignos mais comuns e também um dos que mais mata no mundo. Sendo assim, você sabe o que é essa neoplasia? Em 29 de agosto é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Fumo, uma oportunidade para falarmos sobre o câncer de pulmão.

Apesar de ser um tipo bem comum e causar muitas mortes, o câncer de pulmão tem cura. De acordo com nossa oncologista, aqui da Medquimheo, Layla Torres, o consumo de tabaco está diretamente associado a casos que envolvem este tipo de tumor, vício que atinge um terço da população mundial adulta.

Para o Instituto Nacional do Câncer (INCA), até o fim de 2017, estimam-se 17.330 de novas ocorrências no Brasil de câncer de traqueia, brônquios e pulmões entre homens, e 10.890 entre mulheres. Geralmente, os tabagistas têm cerca de 20 a 30 vezes mais risco de desenvolver o tumor, quando comparados às pessoas que nunca fumaram.

Sintomas de câncer de pulmão

Na maioria das vezes, os sintomas de câncer de pulmão aparecem apenas quando a doença já está em estado avançado. Por conta disso, poucos casos são descobertos na fase inicial. “Os sintomas decorrentes deste tipo de caso são tosse, escarro com sangue, falta de ar, dor no tórax e inflamação nos brônquios”, explica nossa médica.

sintomas-cancer-de-pulmao

Tratamento da neoplasia

O tratamento é definido de acordo com os tipos de câncer de pulmão e seus estágios. Dra. Layla explica, ainda, que os principais recursos utilizados no tratamento são: cirurgia, radioterapia e quimioterapia. Apesar de ser uma doença grave, atualmente os pacientes têm muitas alternativas para tratá-la ou pelo menos aliviar os avanços”, comenta.

Como prevenir?

85% dos pacientes que desenvolvem o câncer de pulmão são fumantes. Embora existam alguns poucos casos de pessoas que têm a doença por causas genéticas, o cigarro ainda é a maior causa do tumor. A prevenção é simples: não fumar. Hábitos de vida saudável, alimentação balanceada e prática de exercícios físicos também contribuem para a prevenção do câncer de pulmão.

cancer-de-pulmao

O câncer de pulmão tem cura e aqui na Medquimheo você encontra diversos especialistas em oncologia!


Deixe um comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *