BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Dia Nacional da Mamografia: entenda a importância do exame

fevereiro 5, 2017 0
dia-nacional-da-mamografia.jpg

Vamos falar sobre o câncer de mama? Ele é o tipo que possui a maior incidência e a maior mortalidade na população feminina em todo o mundo. Hoje, 5 de fevereiro, é comemorado o Dia Nacional da Mamografia, que tem como objetivo estimular as mulheres para fazerem o exame e detectarem precocemente o tumor.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), até o fim de 2017 é esperado um número de 58 mil casos novos. A mamografia estuda o tecido mamário através de um aparelho de raio-x chamado mamógrafo, a fim de detectar lesões benignas e cânceres, que geralmente se apresentam como nódulos ou calcificações.

Lembre-se, mulheres acima dos 40 anos devem fazer a mamografia anualmente, ou quando o médico julgar necessário!

Alerta para os fatores de risco

Para o nosso mastologista, Cleverson Gomes do Carmo, a data chama atenção como um alerta para o câncer. “Para mulheres que já têm casos incidentes na família, em parentes próximas como mãe e irmãs, a mamografia já é indicada anualmente a partir dos 35 anos. Situações como menopausa e menstruação precoce, antes dos 12 anos, também requerem acompanhamento constante. Além da frequência do exame, é importante garantir a qualidade, pois um rastreamento mal feito dá a falsa sensação de segurança à paciente”, detalha.

Embora seja um tumor com alta incidência, o câncer de mama também tem muitas chances de cura, desde que descoberto em seu estágio inicial! Por isso, é tão importante ter datas como esta para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e detecção da doença.

Tratamento do câncer de mama

Em tumores pequenos, a cirurgia geralmente é a primeira modalidade do tratamento, pois deve retirar o nódulo com uma margem de segurança e propiciar a cura.

mulher-bonita-cancer-de-mama

Dependendo do tamanho da mama e do tamanho do tumor, o médico pode optar pela mastectomia, que consiste na retirada completa da mama, geralmente seguida por uma cirurgia de reconstrução, ou pela quadrantectomia, em que é retirada apenas parte da mama.

Nós da Medquimheo estamos sempre dispostos a te ajudar no tratamento contra o câncer de mama. Faça a mamografia anualmente e previna-se!


Deixe um comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *