BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Dia Mundial sem Tabaco: cuide da saúde pulmonar durante a Covid-19

maio 21, 2020 0
dia-mundial-sem-tabaco.jpg

Causa de cerca de 85% dos casos de câncer de pulmão, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o hábito de fumar é comum entre os brasileiros e extremamente prejudicial à saúde. Com objetivo de conscientizar as pessoas sobre o impacto negativo gerado pelo vício em cigarro e a dependência física à nicotina, em 31 de maio, celebra-se o Dia Mundial sem Tabaco.

Para comemorar essa importante data, nós, da Medquimheo, preparamos um post com tudo o que você precisa saber para cuidar da saúde do pulmão. Continue lendo e confira!

Por que o cigarro é prejudicial?

O tabagismo contém, aproximadamente, quatro mil substâncias que, ao serem ingeridas através do consumo de cigarro, provocam inúmeras consequências negativas ao organismo.

“Nas células do corpo que são afetadas pelas substâncias presentes no cigarro  potencialmente cancerígenas –  ocorre uma transformação do material genético, o que favorece o surgimento de tumores.”

– Carolina Conopca, oncologista Medquimheo

Quais são as doenças provocadas pelo tabagismo? 

Você sabia que o tabagismo é capaz de provocar o crescimento de tumores não só no pulmão, como também em outras partes do corpo? Casos de câncer de boca, câncer de laringe, câncer de estômago também estão associados ao cigarro.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a exposição direta ou indireta ao tabaco, além de ser o principal fator de risco para o câncer de pulmão, também pode contribuir para o desenvolvimento de outras doenças, como tuberculose, doença respiratória crônica, rinite alérgica e úlcera no aparelho digestivo.

Atenção para a Covid-19!

O novo coronavírus causa uma infecção, que, se não for tratada adequadamente, pode evoluir para um quadro mais grave de pneumonia. Dessa forma, fumantes, por possuírem maior risco de desenvolver doenças respiratórias, apresentam maior chance de desenvolver complicações graves relacionadas à Covid-19, como internação em UTI, necessidade de uso de respirador mecânico e óbito, o que os tornam parte do grupo de risco da doença.

#DicaMedquimheo: retire o cigarro de sua vida, previna-se do câncer e tenha uma saúde muito melhor e mais qualidade de vida 😉

Conheça nosso blog!

Gostou do post? Então fique aqui no nosso blog e confira mais conteúdos para se manter bem informado!

Tabagismo vai além do câncer de pulmão, sim!

Por que o cigarro vicia?

 

Fonte: Dra. Carolina Conopca, oncologista Medquimheo, CRM ES 11.130.


Deixe um comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *