BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Dia Mundial sem Tabaco: cigarro causa vários tipos de câncer

maio 29, 2017 0
fumar-causa-cancer.jpg

A maioria das pessoas já ouviu falar que o cigarro causa câncer de pulmão. Porém, você sabia que o tabagismo é capaz de provocar o crescimento de tumores não só nesse órgão, como também em outras partes do corpo? Em 31 de maio é celebrado o Dia Mundial sem Tabaco, data criada para conscientizar a população sobre as consequências do uso do cigarro.

Novamente a The Lancet, uma das revistas médicas mais conceituadas do mundo, publicou um estudo no último mês muito interessante. Foi apontada uma redução significativa nos últimos anos no número de fumantes do Brasil: a proporção diminuiu de 29% para 12%, entre homens e mulheres.

O país ocupa o oitavo lugar no ranking de número absoluto de fumantes, com 7,1 milhões de mulheres e 11,1 milhões de homens, ainda de acordo com o estudo. Essa redução coloca o Brasil entre os campeões de quedas do número de fumantes!

Por que o cigarro é prejudicial?

O tabagismo contém, aproximadamente, quatro mil substâncias que, ao serem ingeridas através do consumo de cigarro, provocam inúmeras consequências ao organismo. É o que explica a oncologista aqui da Medquimheo, Morgana Stelzer Rossi. “As células do corpo são afetadas pelas substâncias presentes no cigarro potencialmente cancerígenas. Dessa forma, há uma transformação do material genético das células, acarretando o surgimento do tumor”, detalha.

cigarro-causa-cancer

Doenças causadas pelo tabagismo

Além do câncer de pulmão, o hábito de fumar é um fator de risco para outras doenças. “Câncer de boca, câncer de laringe, câncer de estômago, infarto, rinite alérgica, úlcera do aparelho digestivo, infecções respiratórias, bronquite, trombose vascular e impotência sexual são algumas delas”, salienta nossa médica.

Ações que influenciam

Uma das ações importantes que influenciaram diretamente na redução do uso de cigarro no brasil foi a proibição do consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos, narguilés e outros produtos fumígenos, derivados ou não do tabaco, em locais de uso coletivo, públicos ou privados – mesmo que o ambiente esteja só parcialmente fechado por uma parede, divisória, teto ou até toldo. Também foram extintos os fumódromos e a publicidade passou a ser ainda mais restrita.

Aqui na Medquimheo apoiamos o Dia Mundial sem Tabaco. Retire o cigarro de sua vida, previna-se do câncer e tenha uma saúde muito melhor!


Deixe um comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *