Dia Mundial do Lúpus: saiba mais sobre essa doença!

No último dia 10 de maio foi comemorado o Dia Mundial do Lúpus. A data vem para conscientizar e informar sobre a doença, que apesar de ainda não ter cura, recebe avanços no tratamento. Conheça seus sintomas, tratamentos e diagnósticos no post de hoje!
Lúpus e seus sintomas
Valquíria Dinis, reumatologista da Medquimheo, orienta e alerta sobre a doença. “O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença autoimune e crônica, que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos. Apesar de acometer qualquer pessoa, as mulheres jovens são as mais propensas. As manifestações clínicas podem ser gerais como febre, emagrecimento, perda de apetite e fraqueza. Ou específicas de cada órgão, como lesões na pele, dor nas juntas, inflamação nas membranas que recobrem o pulmão e coração, problemas no sangue (anemia, queda dos glóbulos brancos, quedas das plaquetas) e renais”, explica.
Diagnóstico
Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa e mudar com o passar do tempo. Contudo, o diagnóstico envolve a avaliação dos sintomas clínicos, o exames físico feito pelo médico e a interpretação dos exames laboratoriais.
Tratamento
Podem ser utilizadas drogas que controlam a imunidade ou até tratamentos locais com pomadas. “De uma forma geral, quando é feito de forma adequada, incluindo o uso correto dos medicamentos, a realização periódica de exames, o comparecimento às consultas com reumatologistas e os cuidados gerais, que incluem alimentação saudável, prática de exercícios físicos regulares, abandono do tabagismo e uso diário de protetor solar, é possível obter um bom controle da doença e melhorar de forma significativa a qualidade de vida destes pacientes”, finaliza a especialista.
A Medquimheo se preocupa com você! Estamos sempre à disposição. Continue acompanhando nossos posts.
Fonte: Valquiria Dinis – reumatologista – Vice-presidente da Sociedade de Reumatologia do Espírito Santo – CRM: 13615