BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Dia Mundial do Doador de Sangue será neste sábado

junho 12, 2014 0

como-doar-sangueA palavra doação, por si, já expõe a premissa de uma das iniciativas mais generosas que o ser humano pode expressar. No Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado em 14 de junho, profissionais da saúde reforçam a importância deste ato que revela compaixão pelo próximo. Vítimas de acidentes e pacientes que passaram por processos cirúrgicos estão entre os que mais precisam.

Segundo Alessandra Prezotti, hematologista da Medquimheo, pessoas que estão na luta contra o câncer também podem vir a necessitar de transfusões ao longo do tratamento. “Algumas quimioterapias ou a própria doença fazem com que aconteça a queda da taxa de hemoglobina e de plaquetas, por isso, as transfusões de sangue são necessárias”, explica.

Por conta própria é bem melhor

Ainda de acordo com a hematologista, um dos maiores desafios dos médicos é conscientizar à população sobre a importância da doação de sangue. “Os estoques dos Bancos estão quase sempre baixos e várias pessoas dependem de voluntários que estejam dispostos a tirar apenas um tempo do dia para fazer essa ação, que, de fato, salva vidas. A melhor doação é a voluntária”, disse a especialista.

Uma doação pode privilegiar até três pessoas

Cada unidade de sangue (uma média de 500 ml) pode privilegiar até três pessoas, porque é fracionada em: plaquetas, plasma e concentrado de hemácias. Com menos de 10% do total de sangue doado, várias vidas podem ser salvas.

Requisitos para ser um doador

Para ser um doador é preciso ter entre 16 (menores de 18 anos necessitam da autorização dos responsáveis) e 69 anos (desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos de idade), pesar no mínimo 50 Kg, ter boas condições de saúde, não estar com febre ou gripado no dia da doação, ter documentos de identidade, com foto e  não ter histórico de hepatite, doenças de chagas, malária ou DST´s. Os interessados podem procurar, por exemplo, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Espírito Santo (Hemoes), na Av. Marechal Campos, em Maruípe, Vitória.