BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Dia Mundial do Câncer: ‘Eu Sou e Eu Quero’

fevereiro 4, 2019 0
dia-munidal-do-cancer.jpg

O Dia Mundial do Câncer é celebrado anualmente no dia 4 de fevereiro. Essa data foi criada em 2005 pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). Para entender melhor sobre esse assunto, continue acompanhando o post!

A importância desse dia

Mais do que uma data, é também uma campanha de utilidade pública, que visa à discussão e a conscientização do tema pelas pessoas e pelos governos de todo o mundo.

Sobre a campanha

A campanha deste ano, que se manterá até 2021, é a ‘Eu Sou e Eu Quero’. Ela representa o poder da ação individual tomada agora para impactar o futuro.

No Brasil, a programação do Dia Mundial do Câncer é organizada pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva – INCA.

Alerta da oncologista!

Carolina Conopca, oncologista aqui da Medquimheo, destaca números que chamam atenção para os capixabas, e que merecem atenção! Até o final de 2019 são previstos 11.540 casos de câncerem todo o estado. Somente em Vitória, 1.260 pessoas poderão ter a doença, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

“No dia 4 de fevereiro, em que se celebra o Dia Mundial do Câncer, e em todos os 365 dias do ano precisamos lembrar que cuidar da saúde e ser solidário ao próximo é uma grande arma contra a doença”, finaliza a profissional.

Principais sintomas

Os sinais e sintomas causados pelo câncer variam dependendo de que parte do corpo é afetada, mas existem alguns que merecem ser citados. Fique atento para alguns deles:

  • Fadiga;
  • Mudanças de peso, incluindo a perda não intencional ou ganho;
  • Alterações da pele, tais como amarelecimento, escurecimento ou vermelhidão da pele, mudança na aparência das pintas, feridas que não cicatrizam ou alterações moles;
  • Mudanças nos hábitos intestinais ou da bexiga;
  • Indigestão persistente ou desconforto depois de comer;
  • Dor muscular ou nas articulações;
  • Febre ou suores noturnos;
  • Anemia;
  • Nódulo na mama;

Se você se identificou com algum desses sintomas, entre em contato com a gente! A Medquimheo está pronta para te ajudar.

Fonte: Dra. Carolina Conopca – oncologista clínica – CRM: 11.130


Deixe um comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *