BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Informação na luta contra o câncer: Medquimheo promove evento para pacientes

abril 4, 2014 0

Post publicado em abril de 2014. 

Em comemoração ao Dia Mundial de Combate ao Câncer, no próximo dia 8 de abril, a clínica capixaba Medquimheo promove evento para oferecer informação e proporcionar mais qualidade de vida pacientes. Temas comuns ao dia a dia de quem luta contra o câncer serão abordados no encontro, como a adaptação às transformações provocadas pelo tratamento no cotidiano das pessoas e a importância da prática de atividades físicas.
 

Suellen Senna de Matos, terapeuta ocupacional, é uma das palestrantes do evento e vai dar orientações aos pacientes sobre como lidar com as mudanças bruscas que ocorrem na rotina diária de quem enfrenta o problema, além das consequências do tratamento, que podem afetar tanto o convívio familiar quanto os hábitos pessoais e profissionais.
 

Segundo Suelen, a rotina da pessoa em tratamento muda totalmente, já que ela é submetida a uma rotina de procedimentos clínicos, avaliações, exames, relação intensa com aparelhos hospitalares, constantes visitas médicas e demais aspectos que podem acarretar diversos graus de depressão, ansiedade e inatividade.
 

“O papel da terapia ocupacional é conscientizar os pacientes sobre suas possibilidades e condições para a realização das atividades de vida diária, além de incentivar a integração e a ajuda da família no processo terapêutico, proporcionando desta forma, oportunidades para que o paciente possa resolver por si problemas e situações presentes ou inusitadas”, explica.
 

Outro direcionamento do trabalho do terapeuta é prevenir a incapacidade física da pessoa em tratamento e educação para simplificar tarefas e mecanismos de proteção articular, que irão beneficiar o desempenho das atividades cotidianas, trabalho e lazer.
 

Atividade física minimiza os efeitos do tratamento
 

Para falar sobre a prática de atividade física orientada ao paciente com câncer, o fisioterapeuta Leo Pretti é o convidado. O objetivo da palestra é mostrar aos pacientes a importância da atividade física bem orientada e supervisionada para a melhora da qualidade de vida, bem-estar e até minimizar os efeitos do tratamento oncológico.

 

 


Deixe um comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *