BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata: tudo o que você precisa saber sobre a doença!

novembro 6, 2020 0
combate-cancer-prostata.jpg

Celebrado em 17 deste mês, o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata – data que deu origem ao movimento Novembro Azul – visa a chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina. No post de hoje, nós, do blog da Medquimheo, preparamos um conteúdo especial com tudo o que você precisa saber sobre o câncer de próstata. Continue lendo para conferir!

O que é a próstata?

Primeiro de tudo, é importante que você saiba o que é a próstata e qual a sua principal função no corpo masculino. Segundo o Instituto Oncoguia, ela é uma glândula do sistema genital masculino, localizada na frente do reto e embaixo da bexiga urinária. A função da próstata é produzir o fluido que protege e nutre os espermatozoides no sêmen, tornando-o mais líquido.

Quais são os sintomas e fatores de risco do câncer de próstata?

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer – como dor óssea e ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen – cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, o que pode dificultar as chances de cura da doença.

Os fatores de risco do câncer de próstata, de acordo com o Instituto Oncoguia, são: histórico familiar; alterações genéticas; obesidade; idade, já que a chance de desenvolvimento desse tipo de câncer aumenta rapidamente após os 50 anos; e raça, uma vez que a doença é mais frequente em homens com ascendência africana e caribenha do que em homens de outras raças.

“Estudos comprovam que o risco de desenvolvimento do câncer de próstata aumenta de acordo com a idade. Os casos da doença em homens mais novos estão associados ao histórico familiar. Sendo assim, se algum parente próximo tenha adquirido a doença ou mesmo outros cânceres, como do pâncreas ou de mama, antes dos 60 anos, as chances aumentam.”

-Dra. Carolina Conopca, oncologista da Medquimheo

Câncer de próstata: prevenção e formas de tratamento

A melhor forma para prevenir ou detectar o câncer de próstata é realizar anualmente, a partir dos 45 anos de idade, o exame de toque retal e o de sangue, para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico). Apesar de ser cercado de preconceito e evitado por grande parte dos homens, o toque retal tem uma importância enorme, pois é por meio dele que o urologista consegue perceber a presença de um nódulo maligno

A indicação da melhor forma de tratamento do câncer de próstata vai depender de uma série de aspectos, tais como, estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida. Por isso, a principal recomendação é sempre manter os exames em dia e, em caso de diagnóstico da doença, procurar uma equipe especializada.

Conheça o blog da Medquimheo!

O nosso blog é repleto de posts para te manter sempre bem informado. Aproveite mais conteúdos:

Novembro Azul: importante alerta para a saúde do homem e prevenção contra o câncer de próstata

Câncer de próstata: exame de prevenção ainda é tabu

Fonte: Dra. Carolina Conopca, oncologista clínica da Medquimheo, CRM 11.130.


Deixe um comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *