BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Dia Mundial de Combate à Trombose

outubro 13, 2015 0
trombose-medico.jpg

Considerada uma das principais causas de morte no mundo, ainda há muita desinformação sobre a trombose venosa e arterial

O dia 13 de outubro foi escolhido para ser o Dia Mundial de Combate à Trombose, com objetivo de chamar atenção da população e criar estratégias de como preveni-la.

Segundo pesquisas realizadas para o Instituto Internacional Health Care, uma pessoa a cada 37 segundo morre por causa de um coágulo. A iniciativa de conscientizar as pessoas sobre a Trombose é da Sociedade Internacional de Hemostasia e Trombose (ISTH).

A trombose

A trombose é uma doença caracterizada pela formação de coágulos nas  veias ou artérias, que retardam ou bloqueiam o fluxo sanguíneo normal. Ao se formar dentro de uma vaso sanguíneo, o coágulo é chamado de trombo; quando este se solta, passa a se chamar êmbolo.

Quando o coágulo se forma dentro de um vaso, por exemplo uma artéria, obstruindo a circulação, pode resultar em morte desta área (infarto), como acontece no Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e no Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Quando o coágulo se forma em uma veia, causa a trombose venosa. Se a veia for mais profunda, chamamos de trombose venosa profunda. Se este coágulo se soltar (êmbolo), pode ir para os pulmões, bloqueando o fluxo de sangue, causando o Tromboembolismo Pulmonar (TEP).

Prevenção

 

Juntos, o IAM, o AVC e o TEP são as três principais causas de morte cardiovasculares no mundo. Para preveni-los, temos que tentar melhorar a qualidade de vida, com atividade física, evitar sobrepeso, melhorar alimentação e evitar o tabagismo. Quanto aos outros fatores, cada paciente tem que ser avaliado individualmente.

Diagnóstico e tratamento da Trombose

 

Quando o paciente apresenta trombose venosa profunda, mais comum nas pernas, ele, geralmente, apresenta inchaço e a pele pode ficar quente e vermelha. Neste caso, deve-se procurar o médico imediatamente para o diagnóstico e tratamento adequados.

O tratamento da trombose é feito com anticoagulantes, que são medicamentos que dificultam a formação do trombo. O tempo de tratamento vai depender do local da trombose e da gravidade da mesma.


Deixe um comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *