BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Dia Mundial Contra a Trombose marca conscientização da doença no ES

outubro 8, 2014 0
trombose.jpg
No Espírito Santo, médicos e estudantes irão às ruas e hospitais para a distribuição de folhetos explicativos sobre a doença  
A trombose é um transtorno que acomete 50 em cada 100 mil pessoas. Sua causa ocorre a partir do desenvolvimento de um trombo, ou seja, um coágulo de sangue, em um vaso sanguíneo, que pode gerar, por sua vez, uma reação inflamatória, resultando na obstrução venosa total ou parcial. Para orientar à população sobre os principais sinais da doença foi instituído no calendário da saúde o Dia Mundial Contra a Trombose, que ocorre na próxima segunda-feira, 13. A data é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Hemostasia e Trombose.
No Espírito Santo, médicos e estudantes de medicina unem as mãos neste domingo (12) e na segunda-feira (13) para a panfletagem de folhetos explicativos sobre a doença. A hematologista Alessandra Nunes Prezotti, da Medquimheo, adianta que a ação alcançará hospitais e pontos públicos da Grande Vitória, como a Pedra da Cebola. “Esta iniciativa é fundamental para orientar o público médico e a nossa população sobre os enigmas mais comuns e os grupos de maiores riscos quando o assunto é trombose”, adianta.

Os sintomas e as causas da trombose

Aumento da temperatura local, inchaço, dor, coloração vermelha ou roxa na região com o coágulo e o endurecimento da pele são os sintomas mais decorrentes. Entre as causas principais estão: varizes, cirurgias, imobilidade prolongada, uso de anticoncepcionais, cirurgias e o cigarro (os componentes deste produto lesam veias e artérias).

Tratamento e prevenção

Anticoagulantes são os medicamentos mais utilizados para o tratamento. Podem ser orais ou injetáveis, mas devem ser recomendados exclusivamente por um médico.
O uso de meias elásticas e não ficar por muito tempo parado na mesma posição são recursos recomendados para a prevenção, em especial, de quem já possui predisposição genética para desenvolver trombose.

Deixe um comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *