BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Dezembro Laranja: alerta sobre o câncer de pele

dezembro 26, 2019 0
dezembro-laranja-cancer-de-pele.jpg

Um dos tipos mais comuns de câncer no Brasil é o câncer de pele. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Câncer (Inca), a doença representa cerca de 30% de todos os casos de câncer registrados no Brasil. 

Com a proximidade do verão, os riscos de desenvolver câncer de pele aumentam, já que passamos a ficar mais expostos ao sol. Por isso, no mês da conscientização sobre o câncer de pele, nós, da Medquimheo, preparamos um post especial e informativo para você.

que é câncer de pele? 

O câncer de pele é o tipo mais frequente de câncer entre os brasileiros. Essa doença é dividida em dois tipos. A doença é provocada por um crescimento descontrolado das células que compõem a pele. 

Tipos de câncer de pele

Existem dois tipos de câncer de pele. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, são eles: câncer de pele melanoma e não melanoma. 

  • Câncer de pele melanoma: é o tipo mais grave da doença, devido sua alta possibilidade de provocar metástase (disseminação de tumores para outros órgãos do corpo).
  • Câncer de pele não melanoma: é o mais comum no Brasil e possui altas chances de cura, mas, se não tratado devidamente, pode deixar marcas permanentes na pele. 

Sintomas do câncer de pele

Dentre os sintomas do câncer de pele, a dermatologista Mary Lane Alves ressalta quais são os principais e mais comuns da doença: sinais ou pintas que mudam de forma ou cor, feridas que não cicatrizam em até 4 semanas e a manchas que coçam ou sangram.

Como prevenir o câncer de pele?

Uma das principais formas de prevenir o câncer de pele é por meio da utilização de filtro solar todos os dias, mesmo nos dias menos ensolarados, combinado? 

Além disso, é preciso evitar exposição ao sol durante o período entre 10h e 16h, que são as horas do dia com maior índice de radiação solar. Mas se for indispensável sair nesses horários, o recomendado é se proteger com roupas, chapéus e óculos de sol.

Como tratar o câncer de pele?

Em casos mais simples, o recomendado para tratar o câncer de pele são cirurgias oncológicas para retirada das lesões. Já para casos mais avançados, o tratamento vai variar de acordo com tamanho do tumor, podendo ser indicadas, além de cirurgia, a radioterapia e a quimioterapia.

O que é Dezembro Laranja? 

Inspirado na cor do sol, o Dezembro Laranja é o mês da conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de pele

Fique atento e cuide da sua pele! 

Gostou? Então fique por aqui e acesse outros dois posts do nosso Blog que preparamos para você:

Saiba como prevenir o câncer de pele não melanoma

Saiba mais sobre o câncer de pele melanoma


Deixe um comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *