BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Descubra como os pacientes oncológicos devem cuidar dos rins

março 25, 2021 0
como-cuidar-dos-rins.png

Os rins são órgãos de suma importância para o funcionamento saudável do nosso corpo. Eles exercem funções essenciais em nosso organismo, como eliminação de toxinas do sangue por filtração, controle de líquidos do corpo e regulação da formação do sangue, dos ossos e da pressão sanguínea. Essas funções se tornam ainda mais importantes para pacientes oncológicos, que podem ter debilidades por conta do tratamento e necessitam das funcionalidades dos rins.

Para te mostrar que é possível, sim, cuidar dos rins por meio de hábitos saudáveis, nós, do Blog da Medquimheo, fizemos este conteúdo especial. Continue lendo para conferir!

Como ter rins mais saudáveis?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN),  a adoção de hábitos saudáveis pode eliminar alguns fatores de risco para o surgimento de doenças renais, como hipertensão arterial, diabetes e obesidade. Confira a seguir a lista de hábitos que te ajudarão a prevenir doenças nos rins:

🏃🏾‍♀️ Pratique atividades físicas regulares;

🥩 Evite o excesso de carne vermelha, gorduras e sal;

🧍🏽 Controle o peso corporal;

🍭 Controle a glicose e o colesterol;

❌ Elimine o cigarro;

🍺 Evite fazer uso exagerado de bebidas alcóolicas;

🍶 Mantenha-se hidratado;

🩺 Realize, periodicamente, exames laboratoriais para avaliar a saúde dos rins;

💊 Evite ingerir medicamentos sem prescrição médica.

Quais as principais doenças renais?

Segundo a empresa farmacêutica, Pfizer, um a cada dez brasileiros são acometidos por doenças renais. Entre as mais comuns estão as infecções urinárias, cálculos renais (pedra nos rins), cistos renais, insuficiência renal e obstrução urinária. Outra doença que pode acometer os rins é o câncer, mesmo que raro, é mais comum em pessoas acima de 50 anos. Com o diagnóstico precoce, as chances de cura são altas e, para isso, é necessário se atentar a sintomas como sangue na urina, dores na lombar, fadiga, febre, perda de peso e apetite. Para os pacientes oncológicos, é de suma importância manter uma rotina saudável, a fim de preservar os rins durante o tratamento.

Conheça nosso blog!

Confira outros conteúdo interessantes aqui no Blog:

Por que o cigarro vicia?

Alerta para consumo de água no outono!

Fonte: Saúde Brasil – Ministério da Saúde.

 


Deixe um comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *