BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Descubra 5 mitos e verdades sobre o que causa câncer

abril 6, 2017 0
mitos-e-verdades-cancer-medquimheo.jpg

Quando o assunto é câncer, há muito desconhecimento sobre o que pode ou não causar a doença. Diversos estudos transformam algumas situações do cotidiano em coisas malignas, e muitas vezes são apenas mitos populares. Neste sábado, 8 de abril, é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer, data que traz à tona conscientização que é fundamental sobre a doença!

Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), cerca de 600 mil casos novos podem ocorrer no Brasil neste ano. Diante desse cenário, a nossa oncologista aqui da Medquimheo Morgana Stelzer Rossi vai explicar cinco mitos e verdades a respeito dos tumores.

Desodorante

Mito. Não há aumento de risco de câncer de mama entre mulheres que usam desodorante antitranspirante. De acordo com a médica, os desodorantes têm ação local na superfície da pele e atingem as glândulas sudoríparas, não os tecidos mamários.

Depilação a laser

Mito. Os raios X, quando passam pelo corpo, podem danificar o DNA das células e provocar câncer. No entanto, não é a mesma radiação usada pelos equipamentos de depilação, sejam os de laser ou os de luz pulsada. Tais energias não afetam a pele nem causam risco de infertilidade.

depilacao-a-laser-cancer

Obesidade

Verdade. Estar acima do peso pode aumentar o risco de desenvolver alguns tipos de tumores. “Câncer de esôfago, pâncreas, mama, rins, vesícula e tireoide são alguns exemplos. O excesso de gordura no corpo produzido pelos hormônios implica no aumento da insulina no sangue, sendo um dos fatores principais que explica a relação entre alimentação e câncer“, afirma a doutora Morgana.

Bronzeamento artificial

Verdade. Câmaras de bronzeamento que emitem luzes artificiais são extremamente prejudiciais ao corpo e são capazes de desenvolver câncer de pele melanoma. Lembre-se, autobronzeadores e bronzeamento a jato – feito com dihidroxiacetona (DHA) – não fazem mal para a pele.

Sexo sem preservativo

Verdade. Tumores como o câncer de colo de útero e de pênis estão relacionados ao vírus do papiloma humano (HPV), e são transmitidos por via sexual, onde não há o uso do preservativo. “O câncer de boca também tem associação com o HPV. É fundamental estar em dia com a vacina e se prevenir contra essas doenças”, conclui.

camisinha-previne-cancer

Fique atento aos próximos posts deste blog e saiba outras curiosidades sobre o câncer!


Deixe um comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *