
Desde que o coronavírus chegou ao Brasil temos acompanhado sua repercussão e número de casos. Para que você possa se prevenir da maneira adequada, sem cair em fake news, nós, da Medquimheo, preparamos um post com tudo o que você precisa saber sobre o novo coronavírus. Confira!
O que é coronavírus?
Coronavírus é uma família de vírus, com formato de coroa, que causa infecções respiratórias. Segundo o Ministério da Saúde, o Covid-19 foi descoberto em dezembro de 2019 após casos registrados na China.
Quais são os sintomas do coronavírus?
O novo coronavírus é muito similar a uma gripe. Dentre os principais sintomas, estão: febre, tosse e dificuldade para respirar. Geralmente é uma doença leve a moderada, mas, se não for devidamente tratada, pode se agravar.
Como o coronavírus é transmitido?
A transmissão do coronavírus acontece por contato próximo de uma pessoa infectada para outra. Normalmente, ocorre por meio de:
- Contato físico, como aperto de mãos;
- Gotículas de saliva, por tosse ou espirro;
- Objetos ou superfícies contaminadas.
Como prevenir o coronavírus?
Cuidados básicos devem ser tomados para prevenção do coronavírus. Isso inclui lavar as mãos frequentemente com água e sabão e higienizá-las com álcool em gel 70%, evitar tocar olhos, nariz e boca com mãos não lavadas e não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.
Além disso, evite aglomerações, mantenha os ambientes bem ventilados e, ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço descartável ou com o braço.
Já existe tratamento contra o coronavírus?
O Covid-19 possui tratamento, que evita o agravamento da doença e reduz o desconforto. Porém, ainda não existe um medicamento capaz de matar o vírus ou uma vacina disponível. É por isso que prevenir o coronavírus é tão importante!
Fique tranquilo, mas atento!
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que 80% dos casos de infecção por coronavírus são leves, ou seja, a doença possui baixa letalidade. O importante é se manter bem informado, por meio de fontes confiáveis, e se prevenir com as dicas que já citamos 😉
Fonte: Ministério da Saúde.