BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Conheça o câncer de ovário

agosto 25, 2015 0
cancer-de-ovario-1.jpg

Câncer de OvárioO câncer de ovário é uma doença pouco comum no Brasil. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) para 2014, em todo o Brasil, foi o surgimento de cerca de 5.600 novos casos, com aproximadamente 3.000 mortes por este câncer. Por ser um câncer silencioso que demora a apresentar sintomas, as mulheres devem estar atentas, principalmente após completar 50 anos, quando costumam aparecer.

 Cerca de 3/4 dos cânceres desse órgão apresentam-se em estágio avançado no momento do diagnóstico. Mesmo que assintomático, enquanto o câncer se desenvolve, as mulheres podem sentir dor pélvica e sensação de peso na parte baixa do abdômen.

Diagnóstico do câncer de ovário

Não existe uma maneira certeira de prevenir o câncer de ovário. Fatores genéticos podem influenciar em apenas 10% dos tipos de câncer de ovário. E também não existe um exame que detecte com segurança um câncer de ovário, como o Papanicolau para o câncer de colo uterino ou a mamografia para câncer de mama.

Fatores de risco

A maior parte dos cânceres de ovário surge após os 50 anos. Entretanto, é possível notar um aumento no número de casos deste tipo de tumor em mulheres mais jovens, especialmente os tumores chamados de germinativos. Nenhuma mulher está imune e todas devem procurar o ginecologista anualmente para os exames de rotina.

Um fator ao qual as mulheres devem estar atendas é o histórico familiar. Os casos com histórico familiar são 10% de todos os casos de câncer de ovário. Além disso, mulheres que tiveram casos de câncer de mama devem dar mais atenção à saúde, pois há uma associação genética entre o câncer de mama e o câncer de ovário em determinadas situações.


Deixe um comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *