BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Conheça a função das hemácias para o seu corpo

setembro 13, 2018 0
celulas-sangue-hemacias-funcao.jpg

O sangue é um tecido composto por, basicamente, plasma e elementos celulares, entre eles destacam-se as hemácias, também conhecidas como eritrócitos ou glóbulos vermelhos. Confira neste post a função que elas detêm em nosso organismo e saiba como nosso corpo é afetado pela diminuição delas!

Normalmente, essas células são encontradas em concentração média de 5 milhões por microlitro de sangue. Por meio do exame conhecido como hemograma, é possível medir essa concentração e identificar possíveis anomalias, como a destruição precoce. No interior delas encontra-se a hemoglobina, relacionada com a função das hemácias de transporte de gases.

Função das hemácias

É graças à presença delas que nosso organismo consegue levar oxigênio (O2) a todas as células do corpo e garantir que o gás carbônico (CO2) seja levado até os pulmões, para ser eliminado posteriormente. O formato bicôncavo das células facilita as trocas gasosas por aumentar a superfície. Além disso, por meio do hemograma também pode-se detectar se o formato foge do padrão, prejudicando a função das hemácias ou interferindo na sua sobrevida.

Diagnóstico da anemia por mielograma

anemia é caracterizada pela redução de hemoglobina no sangue, levando a uma redução da oxigenação nos tecidos. O mielograma é um exame que avalia a medula óssea, sendo uma ferramenta útil no diagnóstico de várias doenças hematológicas, assim como o hemograma.

Ambos podem ser realizados na Medquimheo, sendo que o mielograma é mais comum em pacientes em que o hemograma não consegue apontar a causa da doença. De qualquer forma, o médico é quem vai avaliar a necessidade do exame.

Acompanhe nosso blog e confira sempre conteúdos novos, com informações sobre saúde e bem-estar!


Deixe um comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *