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Como praticar atividade física durante o isolamento?

maio 21, 2021 0
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O isolamento físico é uma das medidas de segurança mais eficazes para evitar o contágio do coronavírus, principalmente para os pacientes oncológicos. No entanto, mesmo em casa, é de suma importância a prática de atividades físicas, para preservar a saúde do corpo e da mente. Um estudo francês citado na Revista Científica SOCESP, evidenciou os prejuízos da falta de mobilidade, visto que houve maior necessidade de ventilação mecânica invasiva em pacientes com Covid-19 que tinham índice de massa corporal (IMC) elevado. Cerca de 85,7% dos pacientes nesta situação apresentavam IMC igual ou superior a 35.

Para te mostrar que, mesmo em isolamento, é possível manter a prática regular de exercícios físicos e preservar a qualidade de vida, nós, do Blog da Medquimheo, produzimos este conteúdo especial. Confira!

Qual a importância da atividade física?

O hábito de praticar exercícios físicos ajuda na liberação de diversos hormônios que beneficiam o corpo humano, como a endorfina, que tem a função de controlar a ansiedade e diminuir o estresse, e a serotonina, que atua em benefício do humor, sono e apetite. Artigo publicado no Jornal Britânico The Guardian afirma que a atividade física influencia positivamente o cérebro de diferentes maneiras, como por exemplo, na memória, concentração, humor e auxilia a preservação de uma mente mais saudável. Além disso, manter-se em movimento ajuda na prevenção e proporciona tratamentos mais leves de doenças como diabetes, hipertensão arterial e doenças respiratórias, que são comorbidades enquadradas no grupo de risco para as formas graves do coronavírus.

Um estudo divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em janeiro deste ano, confirma que o brasileiro se exercita menos do que deveria. O levantamento aponta que, nos últimos 15 anos, um em cada dois adultos (47%) não faz atividades físicas suficientemente. Entre as mulheres, a ociosidade representa, em média, 53,3%, enquanto a inatividade física entre os homens é de 40,4%. Nesse cenário, é de suma importância utilizar o isolamento como oportunidade para tornar o exercício físico um hábito na rotina. 

Como incluir as atividades físicas à rotina?

De acordo com as novas diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre atividade física e comportamento sedentário, é recomendável a prática de pelo menos 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada a vigorosa por semana, em média, 60 minutos por dia. A intensidade dos exercícios deve se adequar ao preparo físico e condição de saúde da pessoa, para que a prática não seja prejudicial. Separamos algumas dicas para você incluir os exercícios físicos a sua rotina e continuar cuidando da sua saúde:

  • 🩺 Procure um profissional

Antes de iniciar a prática de algum esporte ou atividade física, é preciso consultar especialistas para checar as condições corporais e, assim, exercitar-se com segurança e evitar possíveis contusões.

  • ⏱️ Tenha frequência

Estabeleça metas reais e obedeça o período de adaptação do corpo. Para isso, busque se exercitar sempre nos mesmos horários e encare esse momento como um compromisso que deve ser cumprido.

  • 🏋🏽‍♀️ Escolha uma modalidade que agrade 

O ideal é combinar atividades aeróbicas, de força e equilíbrio, mas todas as práticas que movimentam o corpo são válidas. Dança, yoga e alongamentos são alguns exercícios que podem ser praticados em casa e ajudam a ter uma rotina mais saudável.

  • 🥪 Alimente-se bem

Para que a prática de atividades físicas seja efetivamente positiva, é fundamental adotar uma alimentação saudável. Prefira alimentos naturais e lanche pelo menos uma hora e meia antes dos treinos, para não atrapalhar o rendimento nos exercícios. Além disso, é necessário priorizar a hidratação.

  • 🤸🏼‍♂️ Exercite-se em companhia

Neste período de pandemia é preciso cumprir o isolamento, a fim de evitar a contaminação do coronavírus, mas ainda sim, é possível se exercitar em companhia de amigos e familiares. Escolha a atividade a ser praticada, faça uma chamada de vídeo e dê o play no cronômetro para movimentar o corpo.

Aqui no Blog você confere outros conteúdos:

Ansiedade: saiba como lidar durante o isolamento

Dicas para manter a qualidade de vida e a saúde mental na quarentena

Fonte: Ministério da Saúde.


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