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Dica da nutricionista: Recomendações para evitar prisão de ventre

outubro 21, 2013 0


Há casos em que pacientes em tratamento contra o câncer se queixam de constipação intestinal, ou prisão de ventre, como também é conhecida. Este problema pode ser consequência de uma alimentação inadequada e o uso de determinados medicamentos.

Para evitar a constipação, a nutricionista Janine Rover de Mello, dá algumas dicas:

Beba muito líquido! Uma média de oito copos por dia. Lembre-se que sucos, bebidas isotônicas como o Gatorade, leite, água de coco também contam como líquidos!

Consuma alimentos ricos em fibras. Pão, biscoito e cereais integrais são exemplos. Mamão, laranja com bagaço, ameixa, tangerina, caqui, uva com casca, verduras e legumes (agrião, alface, couve, abóbora, quiabo e vagem), também são excelentes.

O que evitar?

Alimentos que “prendem” o intestino, como maçã, banana prata, goiaba, caju, cenoura cozida, batatas, aipim, inhame e chá preto. Refrigerante e mate também estão na lista.

 

Atenção!

A fibra só pode desempenhar seu papel com o auxílio de líquidos.

 

Receita de almôndega de aveia 

Ingredientes

1 xícara de chá de aveia em flocos

1 litro de água

Meia xícara de (chá) de manjericão fresco picado

Meia xícara de farinha de trigo

Meia xícara de cebolinha picada

Meia xícara de farinha de rosca

1 xícara de salsinha picada

1 xícara de cenoura ralada

2 ovos batidos

Uma pitada de sal

Margarina para untar

 

Modo de preparo

Cozinhe a aveia na água até os grãos ficarem macios. Coe e reserve.

Em uma travessa misture a aveia coada e os demais ingredientes.

Modele em formato de almôndegas. Depois, coloque os bolinhos em uma assadeira untada com margarina e asse a 180º por 20 minutos.

Rendimento: 11 porções de 50 gramas.

Calorias: 86 Kcal por porção.

 

 


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