BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Carnaval: alerta para infecções que podem gerar câncer!

fevereiro 20, 2017 0
preservativo-no-carnaval-1.jpg

A festa mais alegre do ano está chegando, e o Carnaval é época de curtir. As pessoas vão às ruas aproveitar a folia nas mais diversas regiões do Brasil. Porém, mesmo nos dias de festa é importante estar atento à saúde e às infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) que podem surgir. Algumas delas, inclusive, são capazes de trazer consequências graves, como diversos tipos de câncer.

carnaval-alegria-folia

É o que explica o nosso ginecologista aqui da Medquimheo, Cleverson Gomes Junior. A grande maioria das IST´s ocasionam câncer de colo uterino, câncer de reto e câncer de pênis, ligados ao vírus do papiloma humano (HPV). “Além desses, o câncer de fígado (ligado ao vírus da hepatite) e a um tipo de sarcoma (link) (em casos graves de AIDS) também podem ser citados”, explica.

O uso do preservativo é a maneira mais segura de prevenção. Lembre-se que, no início, essas doenças são silenciosas e demoram para se manifestar! Outra alternativa para prevenir o HPV é a vacina, que protege contra quatro tipos diferentes do vírus HPV. De acordo com o Ministério da Saúde, ela possui uma eficiência de 98%.

Além disso, o exame Papanicolau identifica possíveis lesões precursoras do tumor que, tratadas precocemente, evitam o desenvolvimento da doença.

preservativo-no-carnaval

Entenda o HPV

O HPV é o vírus sexualmente transmissível mais relacionado com o surgimento de tumores. Seu comportamento no corpo humano pode alterar as células infectadas, gerando, em tempo variado, câncer de colo do útero, câncer de pênis, anorretal, entre outros mais raros.

O tratamento contra o HPV não consiste na eliminação do vírus, pois uma vez alojado ele pode retornar a qualquer momento. Entretanto, existem medicamentos que controlam os sintomas e eliminam as lesões na pele. Segundo o último estudo publicado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), referente a 2015, o câncer de colo de útero representa 7,9% dos tumores no Brasil.

Previna-se nesse Carnaval e evite doenças futuras!


Deixe um comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *