BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Câncer e excesso de peso: uma dupla que não combina

janeiro 28, 2016 0
obesidade-e-cancer-1.png
obesidade-e-cancerAtualmente, o excesso de peso e o câncer são dois dos principais vilões da sociedade e atingem boa parte da população. O que muita gente não sabe é que os dois podem estar diretamente relacionados. Estudos apontam que o sobrepeso é um fator de risco para os casos de câncer na atualidade.
Um estudo realizado por cientistas da London School of Hygiene and Tropical Medicine foi divulgado na revista Lancet. Neste artigo, os especialistas apontaram que a Inglaterra teria 12 mil casos de câncer a menos se a população não estivesse acima do peso.
A doutora Morgana Stelzer explica que esses quilos a mais na balança são um fator agravante de risco. “Esse excesso é um meio favorável para o desenvolvimento de tumores, porque as células, incluindo as cancerígenas, também crescem com muito mais facilidade quando a quantidade de calorias no organismo está desajustada. Entre os tipos de câncer que podem ocorrer em quem está acima do peso estão: mama, cólon, rins e tireoide”, explica.


Grupo de risco

Os pesquisadores observaram durante sete anos cerca de cinco milhões de pessoas na Grã-Bretanha e constataram que o câncer de útero foi o que obteve maior aumento de risco, seguido pelo de vesícula, rim, colo do útero, tireoide e leucemia.


Prevenção

Para prevenir o câncer, algumas medidas devem ser tomadas! Listamos algumas das mais importantes:
  • Cuidado com o sobrepeso! Procure hoje mesmo a ajuda de um profissional para manter o peso e a saúde em dia.
  • Tenha hábitos saudáveis. Isso inclui a prática regular de atividade física e uma alimentação rica em frutas, verduras, legumes e fibras, e pobre em industrializados, gordura e açúcar.
  • Evite o consumo de bebidas alcóolicas. O consumo em excesso pode desencadear o câncer de boca, esôfago, estômago, fígado, laringe, mama e pâncreas.
  • Evite o cigarro. Ele é um dos principais causadores do câncer anal, de bexiga, bucal, de colo do útero, esôfago, estômago, laringe, pâncreas e pulmão.
  • Evite a exposição ao sol nos horários entre 10h e 16h. Assim, você se previne contra o câncer de pele.
Siga nossas dicas e conte sempre com a Medquimheo na prevenção e tratamento contra o câncer!


Deixe um comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *