BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Câncer do colo de útero e HPV: entenda a relação

janeiro 29, 2016 0
câncer-do-colo-do-utero-1.png
cancer-do-colo-do-uteroAproveitando que estamos no mês mundial de alerta sobre prevenção e combate ao câncer do colo de útero, vamos explicar a relação que existe entre o câncer do colo de útero e HPV. Embora algumas pessoas ainda não saibam, as duas doenças estão diretamente relacionadas.

Na maior parte dos casos o câncer de colo é causado pelo vírus HPV, que pode gerar lesões progressivas no útero, até que se torne o próprio câncer, caso não sejam diagnosticadas e tratadas. Pelo menos 13 tipos de HPV são considerados oncogênicos, ou seja, apresentam maior risco ou chances de provocar infecções persistentes e estar relacionado a lesões progressivas.

O que é HPV?

O HPV, sigla em inglês para papiloma vírus humano, é um vírus capaz de infectar a pele ou as mucosas. Após o contágio o vírus pode permanecer sem causar lesões, provocar o surgimento de verrugas (na pele ou genitais) ou levar ao desenvolvimento do câncer do colo de útero. A principal forma de contágio do HPV é através do contato sexual com pessoas infectadas.

Prevenção

O uso de preservativos nas relações sexuais ainda é a melhor forma de prevenção, juntamente com o conhecido “preventivo”, acompanhamento anual com o ginecologista para realizar o exame colpocitológico. Através dele é possível detectar lesões no colo do útero, chamadas pré-cancerosas, ou seja, antes que o câncer apareça.

A vacina contra o HPV também tem se mostrado um método muito eficaz para a prevenção ao câncer do colo de útero. Nosso mastologista e ginecologista, Cleverson Gomes do Carmo Junior, reforça que este é o primeiro passo que deve ser tomado por todas as mulheres para prevenir o contágio do HPV.

Compartilhe estas informações com as todas as mulheres que fazem parte da sua vida. A prevenção e o conhecimento são sempre o melhor remédio. Conte sempre com a Medquimheo!

Deixe um comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *