

Na maior parte dos casos o câncer de colo é causado pelo vírus HPV, que pode gerar lesões progressivas no útero, até que se torne o próprio câncer, caso não sejam diagnosticadas e tratadas. Pelo menos 13 tipos de HPV são considerados oncogênicos, ou seja, apresentam maior risco ou chances de provocar infecções persistentes e estar relacionado a lesões progressivas.
O que é HPV?
O HPV, sigla em inglês para papiloma vírus humano, é um vírus capaz de infectar a pele ou as mucosas. Após o contágio o vírus pode permanecer sem causar lesões, provocar o surgimento de verrugas (na pele ou genitais) ou levar ao desenvolvimento do câncer do colo de útero. A principal forma de contágio do HPV é através do contato sexual com pessoas infectadas.
Prevenção
O uso de preservativos nas relações sexuais ainda é a melhor forma de prevenção, juntamente com o conhecido “preventivo”, acompanhamento anual com o ginecologista para realizar o exame colpocitológico. Através dele é possível detectar lesões no colo do útero, chamadas pré-cancerosas, ou seja, antes que o câncer apareça.
A vacina contra o HPV também tem se mostrado um método muito eficaz para a prevenção ao câncer do colo de útero. Nosso mastologista e ginecologista, Cleverson Gomes do Carmo Junior, reforça que este é o primeiro passo que deve ser tomado por todas as mulheres para prevenir o contágio do HPV.
Compartilhe estas informações com as todas as mulheres que fazem parte da sua vida. A prevenção e o conhecimento são sempre o melhor remédio. Conte sempre com a Medquimheo!