BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Câncer de útero: Fique atenta a essa doença!

agosto 15, 2013 0

Na lista dos tipos de cânceres mais comuns entre as mulheres brasileiras, o câncer de colo de útero, ou, cervical, é uma doença que demora muitos anos para se desenvolver. Mulheres acima de 25 anos estão mais suscetíveis ao problema. Principal agente da enfermidade, o papilomavírus humano (HPV), causa alterações nas células do corpo, resultando a formação de tumores. 

Hoje, o câncer de útero está em segundo lugar no ranking de tumores que mais afetam as mulheres, ficando atrás do câncer de mama. Antes de se tornar maligno pode compreender até 3 graus. Estas fases, conhecidas como NIC (Neoplasia Intraepitelial cervical), variam de acordo com a gravidade de cada caso.
Relacionados à infecção do HPV, há dois tipos de tumores: o carcinoma in situ, que corresponde a 80% dos casos e, o tumor invasivo, que representa 20% das incidências no Brasil.

Sintomas
No início, os sintomas são praticamente imperceptíveis. Por isso, é fundamental a realização periódica do exame de Papanicolau, que detecta possíveis lesões ainda nas fases iniciais.

Secreção e sangramento vaginal, em períodos fora da menstruação. Dor abdominal, além de transtornos no sistema urinário e perda de peso, estão entre as principais queixas dos pacientes em situações mais avançadas.

Previna-se!
O HPV é o principal fator de desenvolvimento do problema, por isso, previna-se, usando preservativos, que evitam o contágio. Vida sexual com múltiplos parceiros e o uso de cigarro são fatores que aumentam os riscos de desenvolver o câncer de útero.

A vacinação contra o HPV é outra medida de precaução. Hoje, há duas vacinas profiláticas à venda em grande parte das farmácias e drogarias do País. São elas: a quadrivalente e a bivalente.

Cuide-se!


Deixe um comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *