BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Câncer de pele: sol de inverno também apresenta perigo

agosto 9, 2017 0
sol-de-inverno-cancer-de-pele-.jpg

Ainda há quem associe os perigos da exposição ao sol sem proteção e o câncer de pele somente ao verão. Porém, você sabia que mesmo em dias nublados e com as temperaturas mais baixas do inverno existe a incidência dos raios, que podem causar efeitos nocivos à pele? Nesse post vamos te contar o porquê!

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa é que sejam diagnosticados 175.760 casos de câncer de pele a cada ano no  Brasil, sendo 80.850 em homens e 94.910 em mulheres.

Cuidados com a pele

Além dos cuidados com a fotoproteção, o uso de acessórios como chapéus, óculos e roupas adequadas é fundamental para se cuidar contra o câncer de pele. Para Morgana Stelzer Rossi, nossa oncologista aqui da Medquimheo, todos precisam manter os cuidados. É necessário ter atenção, ainda, aos tipos de protetores disponíveis no mercado.

sol-de-inverno-cancer-de-pele

“Alguns produtos cosméticos apontam fatores como 8 e 10, mas não dispensam o uso do mínimo que deve ser 30. A aplicação do filtro deve ser feita sempre 15 minutos antes da exposição solar e a reaplicação deve ser a cada duas horas”, salienta.

Consequências do sol sem proteção

As consequências da falta de cuidado com os danos do sol podem ser percebidas a longo prazo, até o desenvolvimento do câncer de pele. Por isso, todo o zelo com a saúde da pele deve ser iniciado ainda na infância!

Pele clara e com sardas: atenção

Pessoas que na infância e na adolescência ficaram muito expostas ao sol, sem a devida proteção, estão suscetíveis ao câncer de pele. Sendo assim, é importante visitar um especialista e relatar esses detalhes.

sardas-cancer-de-pele

“Quem possui a pele clara produz pouca melanina, pigmento responsável pela proteção do DNA das células epiteliais, portanto, um protetor solar natural. Pessoas morenas e negras são menos suscetíveis aos danos dos raios, o que não exclui a necessidade de proteção”, explica nossa médica.

E atenção redobrada para quem tem sardas! Elas são encontradas mais frequentemente em pessoas brancas e denotam lesões ocasionadas pelo sol.

Agora que você já sabe sobre o sol de inverno, fique de olho com o câncer de pele e proteja-se!


Deixe um comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *