

O crescimento ou alteração do tumor do câncer de pele melanoma acontece de forma progressiva e se faz no sentido vertical ou horizontal. Na fase de crescimento horizontal (superficial), a doença invade a epiderme (camada mais superficial da pele) podendo atingir a derme papilar superior (camada intermediária da pele).
No sentido vertical, o crescimento do melanoma é acelerado através da espessura da pele, formando nódulos visíveis e palpáveis.
Prevenção
Assim como os outros tipos de câncer de pele, o melanoma pode ser prevenido com o acompanhamento contínuo da aparência da pele, evitando-se a exposição constante e direta aos raios ultravioletas. Outro cuidado fundamental é a proteção contra o sol com o uso de protetores solar e acessórios como chapéus e bonés.
Outros fatores que também são associados ao câncer de pele melanoma é a pele clara, história prévia de câncer de pele, histórico familiar de pessoas com melanoma, pintas escuras, xeroderma pigmentoso (doença congênita que se caracteriza pela intolerância total da pele ao sol) e nevo displásico (lesões escuras com alterações celulares pré-cancerosas.
Sintomas
O desenvolvimento da doença nos homens é mais comum no dorso, e nas mulheres ocorre, geralmente, nos braços e pernas. Os sintomas mais frequentes são a mudança de cor de uma mancha ou pinta já existente, o desenvolvimento de uma nova mancha ou pinta bem pigmentada ou de aparência incomum, nódulos na pele visíveis e palpáveis ou lesões com coceiras, sangramentos e a não cicatrização da área.
O método ABCD também é utilizado para o reconhecimento visual do melanoma. Ele consiste na observação da assimetria, bordas, cores e diâmetro da pinta ou mancha.
Fonte: Associação Brasileira de Dermatologia http://www.sbd.org.br/
Assimetria: uma metade diferente da outra;
Bordas irregulares: contorno mal definido;
Cor variável: várias cores em uma mesma lesão (preto, castanho, branca, avermelhada ou azul);
Diâmetro: maior que 6mm.
Caso algum desses sintomas seja percebido pelo paciente, é necessário procurar uma orientação médica para a confirmação do diagnóstico e iniciar o tratamento o mais rápido possível. Quanto mais rápido for detectado, melhor será o prognóstico da doença.
Tratamento
O mais indicado no caso do câncer de pele melanoma é a cirurgia. A radioterapia e a quimioterapia também podem ser utilizadas dependendo do estágio do câncer. Em caso de metástases, o tratamento tem como objetivo aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente.