BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Câncer de mama: 4 sinais que o corpo pode indicar

julho 6, 2017 0
quais-os-sintomas-cancer-de-mama.jpg

O câncer de mama é o tipo de maior incidência na população feminina em todo o mundo. Saber reconhecer os indícios que o próprio corpo oferece é fundamental para manter a saúde em dia. Quando se trata das mulheres, a autovigilância com os seios precisa ser feita constantemente. Nesse post você vai entender 4 sinais que podem significar câncer de mama, confira!

De acordo com Cleverson Gomes do Carmo Jr., mastologista e ginecologista aqui da Medquimheo, os primeiros indícios estão relacionados com alterações visíveis. “Diferenças na forma ou na sensibilidade da mama, por exemplo, são sinais que aparecem no início. Se observados precocemente, as chances de cura de um possível câncer de mama aumentam”, detalha.

1.Vermelhidão e inchaço

Uma mudança no aspecto da pele pode estar ligada a uma alteração benigna. Porém, pode ser causada também pela presença de um câncer de mama. Entre os sinais cutâneos que devem ser sinônimo de alerta estão retratação da pele, alterando a textura e a forma do seio, e a pele de aspecto rugoso ou granuloso.

2.Nódulos

Ter uma área mais espessa na mama pode indicar a presença de cistos ou de massa benigna, como também a existência de um tumor. Os nódulos cancerosos são espessos, compactos e mal contornados. Lembre-se: realizar o autoexame da mama frequentemente é um dos principais meios de detectar o câncer de mama!

3.Aumento de volume

O aumento do volume mamário muitas vezes é caracterizado pela presença de um nódulo canceroso, que se desenvolve a ponto de aumentar o tamanho do seio. “Além disso, ele é capaz de provocar uma reação inflamatória como consequência da difusão das células cancerígenas“, comenta nosso médico.

4.Secreções

Corrimentos e secreções pelo mamilo podem ocorrer fora da fase da lactação, seja de forma espontânea ou na hora de apertar a mama. Caso não haja histórico do uso de hormônios que estimulam secreções, recomenda-se uma biópsia. Toda e qualquer secreção pelo mamilo deve ser cuidadosamente investigada com exames adequados a fim de se descartar ou detectar a presença do câncer de mama.

Agora que você já sabe o que pode indicar esse tipo de câncer, fique atenta e procure um mastologista assim que perceber os sintomas. Conheça nossa equipe que está apta para o tratamento do câncer em Vitória!

 


Deixe um comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *