BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Conheça os benefícios do pinhão para manter a saúde em dia

agosto 11, 2017 0
pinhao.jpg

O mês de agosto já começou e um dos alimentos que passa a ser mais consumido nessa época é o pinhão. A semente vem da Araucária, árvore das florestas do sul do Brasil, principalmente no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O pinhão se forma dentro da pinha fechada e abre aos poucos, liberando as sementes. Confira nesse post algumas dicas sobre esse alimento!

Nossa nutricionista aqui da Medquimheo, Janine Rover, separou alguns benefícios da semente. “Ela é muito energética, rica em carboidrato de baixo índice glicêmico e fibras, além de gorduras monoinsaturadas”, comenta.

Pinhão: período de consumo

Entre os meses de maio a agosto as sementes das Araucárias ainda não estão maduras e também não caíram do pé de forma natural. Mas atenção! O pinhão só pode ser recolhido e comercializado se for encontrado dessa forma, no chão, e se não estiver verde.

Benefícios do pinhão

O pinhão contém minerais e vitaminas antioxidantes como as do complexo B e vitamina C, cálcio, zinco, fósforo e magnésio. “Além disso ele tem luteína, importante antioxidante que auxilia na saúde dos olhos, evita a degeneração macular e diminui os riscos de catarata”, explica Janine.

Essa junção de todos os nutrientes torna o pinhão um alimento muito bom para fadiga muscular, prevenção de doenças cardiovasculares, controle de glicemia e colesterol, além de prevenir o envelhecimento precoce.

Como cozinhar pinhão

A forma mais comum de preparar o pinhão é cozinhar na panela de pressão, aproximadamente de 30 a 40 minutos. E nossa nutricionista acrescenta: a dica é colocar uma pitada de sal para realçar o sabor. Após esse período de cozimento, é só descascar e está pronto para ser apreciado. Bom apetite!

Continue acompanhando o blog da Medquimheo e confira dicas de nutrição, receitas e alimentos ideais para a sua saúde!


Deixe um comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *