BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Descubra os benefícios das oleaginosas e sua importância para o paciente oncológico

fevereiro 4, 2021 0
oleaginosas-e-sua-importancia-1.jpg

Além das oleaginosas serem alimentos práticos e saborosos, essas sementes têm sido cada vez mais citadas como alimentos funcionais, ou seja, aqueles alimentos que além das funções nutricionais regulares, contribuem para a manutenção da saúde e para a redução do risco de doenças.

Segundo pesquisa realizada pela Harvard School of Public Health, que analisou dados de 210 mil pessoas, estima-se que o consumo de oleaginosas como castanhas, nozes, e amêndoa diminuem em 14% o risco do surgimento de doenças cardiovasculares e em 20% doenças coronarianas.

Para te ajudar a entender a importância das oleaginosas para a saúde e como elas podem ser aliadas ao tratamento oncológico, nós, do Blog da Medquimheo, preparamos este conteúdo especial! Vamos lá?

Qual o diferencial das oleaginosas?

De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, as oleaginosas devem ser incluídas nas refeições dos brasileiros. As mais conhecidas são as castanhas do Pará e de caju, amêndoa, avelã, macadâmia, nozes, pistache e amendoim.

As oleaginosas possuem alto teor de nutrientes como fibras, gorduras mono e poli-insaturadas, vitaminas, minerais e diversos compostos bioativos. Estudos têm demonstrado que o consumo regular desse grupo de alimentos pode proteger o organismo de doenças cardíacas, melhorar o perfil lipídico e contribuir para aumentar a sensação de saciedade.

As oleaginosas como aliadas ao tratamento de câncer

Resultados de um estudo feito pela Royal Society of Chemistry, sociedade científica do Reino Unido, apontam que a ingestão desses alimentos pode estar associada ao menor risco de câncer de mama, próstata, esôfago e cólon.

O tratamento oncológico também pode se beneficiar desse consumo, visto que as sementes possuem compostos bioativos que auxiliam no sistema digestivo, melhoram o perfil inflamatório, agem contra o estresse oxidativo e neutralizam os radicais livres. Além disso, algumas oleaginosas se destacam com as melhores fontes de minerais como selênio, zinco e magnésio. Nutrientes chave para o sistema imunológico.

#DicaMedquimheo: as oleaginosas podem ser exploradas no momento do preparo, experimente incluí-las na salada e no arroz. Nos lanches elas podem ser acrescentadas no iogurte ou se preferir, faça um mix de sementes e tenha como opção uma refeição rápida e leve. Confira este vídeo com dicas sobre as oleaginosas e como consumi-las. Lembre-se: compre-as sempre de locais confiáveis!

Conheça nosso blog

Nosso blog é repleto de posts para te manter sempre bem informado e atualizado. Aproveite mais conteúdos:

#DicaDaNutri: 3 receitas que ajudam na quimioterapia

Falta de vitaminas durante o câncer: entenda qual é a relação

Fonte: Dra. Naira Fraga, nutricionista da Medquimheo, CRN-4 15101252.