BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Aprenda receitas de sopas saudáveis para aquecer o inverno

agosto 14, 2020 0
receitas-sopas-saudaveis.jpg

A chegada dos dias amenos do inverno pede por comidas mais quentes, não é mesmo? Além de amenizar o frio, a sopa é um prato que faz muito bem para saúde. Por isso, no post de hoje, nós, do blog da Medquimheo, consultamos nossa nutricionista para preparar um conteúdo com duas receitas simples de sopas repletas de nutrientes e perfeitas para esta temporada. Confira como fazer!

1 – Receita de sopa de couve

A couve faz parte das crucíferas, grupo muito estudado pela presença de pigmentos antioxidantes com ações anticancerígenas. Além disso, é rica em cálcio, importante para a saúde óssea. Combina ferro e vitamina C, o que aumenta a absorção do mineral e previne a deficiência de ferro. Também é rica em fibras que auxiliam na sensação de saciedade e no bom funcionamento do intestino.

Ingredientes:

  • 3 folhas de couve;
  • 3 colheres sopa de farinha de milho;
  • Ervas e temperos a gosto;
  • 3 xícaras chá de água.

Modo de preparo

Adicione a água em uma panela e leve ao fogo. Depois, acrescente a farinha, as ervas e temperos e deixe ferver (sempre mexendo para não empelotar). Corte a couve em pedaços pequenos ou da sua preferência e misture na sopa. Deixe ferver por mais 2 minutos e está pronto para servir.

2 – Receita de sopa de cenoura

A cenoura é um legume delicioso e versátil, que possui inúmeros benefícios para a saúde. É uma excelente fonte de beta-carotenos, poderosos antioxidandes que ajudam a conter danos celulares e auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares. O seu elevado teor de vitamina A também protege a visão, evitando o aparecimento de doenças, e auxilia a pele a ficar saudável e bonita, prevenindo ressecamento.

Ingredientes:

  • 2 cenouras grandes picadas;
  • 2 tomates sem pele e sem sementes;
  • 1 cebola picada;
  • 2 dentes de alho;
  • 2 batatas picadas;
  • Azeite a gosto para refogar;
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto;
  • Cheiro-verde a gosto.

Modo de preparo:

Aqueça uma panela com o azeite, acrescente a cebola picada, refogue em fogo médio até que ela fique translúcida e adicione os dentes de alho amassados. Assim que dourarem levemente, acrescente o restante dos legumes picados, refogue por mais alguns minutos e acrescente água o suficiente para cobri-los. Aumente o fogo e cozinhe até que a cenoura e a batata estejam bem macias (aproximadamente 20 minutos). Em seguida, transfira o conteúdo da panela para o liquidificador e bata bem até formar um creme. Volte com o creme para a panela, tempere a gosto e espere ferver. Finalize com cheiro-verde e sirva quente.

Conheça o blog da Medquimheo!

O nosso blog é recheado de posts incríveis para te manter sempre bem informado. Aproveite mais conteúdos:

Importância da higienização dos alimentos em tempos de Covid-19

#DicaDaNutri: 2 receitas para compor seu cardápio saudável

Fonte: Dra. Naira Fraga, nutricionista Medquimheo, CRN ES 15101252.


Deixe um comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *