BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Anemia pode virar leucemia? Entenda sobre as doenças!

fevereiro 27, 2018 0
cansaco-sintoma-anemia.jpg

Caracterizadas por serem duas doenças do sangue, anemia e leucemia são patologias que acometem diferentes faixas etárias e gêneros. No entanto, uma dúvida muito comum entre as pessoas é se anemia pode virar leucemia. Os dois distúrbios afetam as células de defesa do organismo, e neste post você vai entender qual a relação entre os dois. Continue lendo!

É comum o paciente descobrir que tem anemia e mais tarde ser diagnosticado com leucemia, o que pode fazê-lo pensar que a primeira virou a segunda, quando na realidade já era um sintoma da leucemia.

Anemia pode virar leucemia? Entenda cada uma

A questão de que a anemia pode virar leucemia é popularmente conhecida, porque quem está em tratamento de câncer apresenta a condição anêmica. As duas doenças são diferentes: enquanto esta é definida pela redução de hemoglobina nos glóbulos vermelhos, a leucemia é um tumor que afeta os glóbulos brancos, conhecidos como leucócitos.

anemia-pode-virar-leucemia

A deficiência de vários nutrientes como ferro, zinco e vitamina B12 são causadores da anemia, gerando cansaço e fraqueza. A hematologista aqui da Medquimheo Evelyne Monteiro explica que o tipo mais frequente nas pessoas é a ferropriva. “Estima-se que ela corresponda a 80% de todos os casos. No entanto, não é verdade que anemia pode virar leucemia”, ressalta.

A leucemia é um câncer originado na medula óssea, local onde as células sanguíneas são desenvolvidas. O paciente passa a produzir leucócitos defeituosos de forma descontrolada. Sintomas como cansaço, falta de ar, sangramento do nariz e gengiva são comuns. Para o tratamento, devem ser realizados processos de quimioterapia, radioterapia ou até transplante de medula óssea.

Qual a relação entre elas?

“Como ocorre uma substituição das células normais do sangue, é possível que a pessoa desenvolva anemia devido à deficiência na produção de glóbulos vermelhos”, esclarece Dra. Evelyne.

Agora que você já esclareceu suas dúvidas se anemia pode virar leucemia, caso apareça qualquer sintoma procure um especialista. Lembre-se, aqui na Medquimheo temos uma equipe de hematologistas prontos para te atender na Grande Vitória.


Deixe um comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *


logo