BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Queda de cabelo e unha quebradiça podem indicar anemia ferropriva

fevereiro 20, 2014 0

A anemia ferropriva, ou anemia por deficiência de ferro, como é popularmente conhecida, é um transtorno definido pela falta de glóbulos vermelhos saudáveis, em quantidade suficiente. Estima-se que, no Brasil, cerca de 90% dos casos da doença sejam por carência desse elemento. Tonteira, falta de concentração, dor, perversão do paladar, queda de cabelo e até unha quebradiça estão entre os sintomas.

O ferro é um nutriente essencial para o organismo e atua, em especial, na fabricação das células vermelhas e no transporte do oxigênio para as demais células do corpo. O problema nem sempre está associado à alimentação, ao contrário do que a maioria acredita. “O aumento no consumo dessa substância é uma das principais causas. Crianças de 6 meses a 2 anos, adolescentes e grávidas estão entre os que mais consomem e, por isso, especialistas recomendam, em alguns casos, a reposição”, comenta a hematologista da Medquimheo, Evelyne Monteiro.

A perda de ferro, por meio de sangramentos, é outro fator que pode ocasionar a deficiência. Ciclo menstrual prolongado e acima do normal, úlceras, miomas, sangramento urinário e o polipo – um tipo de verruga que pode surgir no intestino, são alguns dos motivos.
 

Disciplina ajuda evitar doença

Para a prevenção, a hematologista explica a importância de uma alimentação equilibrada. Alimentos ricos em fibras são indicados. Manter a hidratação em dia também é essencial, já que evita o risco de sangramento urinário.

“Os pais devem educar as meninas a consultar a um ginecologista desde a puberdade. O acompanhamento desse profissional poderá ajudar na identificação de qualquer desequilíbrio hormonal. As mulheres também devem ficar atentas ao uso indevido de anticoncepcionais. Emendar a cartela pode causar problemas como hemorragias e a consequência pode ser a anemia”, orienta a médica.
 

Exames que identificam o problema

Hemograma, avaliação da função da tireoide, exames de fezes e urina – para procurar sangue e parasitas, e a ferritina sérica ajudam no diagnóstico.

 

 


Deixe um comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *