BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Alimentação na terceira idade: veja os cuidados necessários!

outubro 10, 2019 0
alimentacao-terceira-idade.jpg

Bons hábitos alimentares são essenciais em todas as fases da vida. E na terceira idade não é diferente, pois eles podem garantir um envelhecimento saudável. No post de hoje, nós, da Medquimheo, separamos algumas dicas para você garantir muito mais qualidade de vida nesta fase. Confira!

A importância da alimentação na terceira idade

Com o avançar dos anos as demandas nutricionais podem ser afetadas. É natural que ocorram mudanças fisiológicas do processo de envelhecimento. Além disso, nesta fase algumas doenças são mais prevalentes, e a utilização de múltiplos medicamentos também é frequente. Esses fatores podem demandar alterações, que viriam desde a apresentação das refeições, a qualidade, até a quantidade dos nutrientes.

A nutricionista da Medquimheo, Naira Fraga, explica que cada idoso é singular e suas demandas nutricionais também são individuais, mas que alguns hábitos gerais garantem um envelhecimento saudável. “A alimentação na terceira idade deve ser balanceada, conter todos com grupos alimentares, e com o mínimo possível de produtos ultra processados”, conta.

Separamos algumas dicas para você já pôr em prática e aproveitar uma terceira idade cheia de saúde.

#DicasdaNutri: três dicas para a alimentação na terceira idade

  1. Mantenha-se ativo e fique atento ao consumo de proteínas! A massa muscular pode diminuir ao longo dos anos. Exercícios regulares diminuem esta perda, por isso, devem fazer parte da rotina. O músculo é composto principalmente por proteínas, garantir um aporte adequado desse nutriente também auxilia na manutenção da massa muscular. “As principais fontes de proteína são as carnes, ovos, leite e seus derivados, cada refeição deve conter pelos menos um destes alimentos”.
  2. Consuma alimentos variados! Quanto mais variada, mais nutrientes diferentes são ingeridos. Capriche na escolha das cores e monte pratos bem coloridos!
  3. É bom evitar! Os alimentos ultra processados são aqueles que sofrem várias alterações na indústria e são carregados de compostos químicos que oferecem riscos à saúde, alguns exemplos são o macarrão instantâneo, sucos industrializados, biscoito recheado, refrigerante e o próprio açúcar. Fique longe deles!

Continue acompanhando o blog da Medquimheo!

As melhores informações sobre saúde, você encontra aqui no blog da Medquimheo. Aproveite e continue acompanhando nossos conteúdos! Separamos outros posts que também vão te interessar. Confira:

#DicaDaNutri: Alimentos que auxiliam no tratamento do câncer

Nutrição e sono: como sua alimentação pode impactar a qualidade do sono

Lanches saudáveis e fáceis para o dia da quimioterapia


Deixe um comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *