BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Aids e câncer: entenda a relação entre as doenças

abril 15, 2016 0
aids-cancer-relacao.jpg
Atualmente, graças ao avanço da medicina, os portadores de HIV conseguem levar uma vida melhor e mais saudável. Entretanto, existe uma questão preocupante: de acordo com estudos do Centro Médico Kaiser Permanente, realizados na Califórnia, o risco de desenvolver algum tipo de câncer é ainda maior para quem tem Aids. De acordo com a pesquisa, o portador do HIV está de duas a três vezes mais suscetível a desenvolver um câncer, como o Sarcoma de Kaposi e o câncer do colo de útero.
Nosso mastologista, Dr. Cleverson Gomes Jr., explica que isso acontece devido à baixa imunidade. “O Sarcoma de Kaposi é um importante exemplo de câncer que se manifesta em pessoas cuja imunidade está comprometida, em especial pacientes com Aids. A doença é raríssima em quem tem o sistema de defesa saudável”.

No caso do câncer do colo de útero, ele tem o HPV como principal agente causador. Novamente, o câncer se aproveita da baixa imunidade comprometida pelo HIV para se desenvolver. “Para prevenir-se a portadora precisa de acompanhamento ginecológico rotineiro”, ressalta Dr. Cleverson.

Aids no Brasil

A Aids (Síndrome da Imunoficiência Adquirida) teve seu primeiro caso registrado no Brasil na década de 1980. Nesta época, a sociedade acompanhou o sofrimento causado pela Aids em artistas da música brasileira, como Cazuza e Renato Russo, mostrando que qualquer pessoa podia contrair a doença, o que fez aumentar o nível de conscientização e proteção.

Atualmente, o número de portadores do HIV volta a crescer, apesar das possibilidades de prevenção e informações disponíveis. O problema é ainda mais grave entre os jovens que têm entre 15 e 24 anos e representam o maior número de casos. O início cada vez mais precoce da vida sexual e a falta de diálogo com os pais por vários motivos, contribui com este aumento.

Assim como a Aids, outras doenças sexualmente transmissíveis também podem aumentar os riscos de desenvolver um câncer. Informe-se e proteja-se!

Conte com a Medquimheo para esclarecer todas as suas dúvidas sobre o câncer.

Deixe um comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *