BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

3 receitas para deixar seu verão mais refrescante

janeiro 23, 2020 0
3-receitas-para-deixar-seu-verao-mais-refrescante.jpg

O verão é uma estação que pede cuidados redobrados com a alimentação. Evitar alimentos gordurosos e pesados ajuda a mantermos nossa saúde e bem-estar intactos! 

Consultamos a Dra. Naira Fraga, nutricionista Medquimheo, que preparou um menu de verão perfeito para tornar esta temporada mais refrescante e agradável. Continue lendo e confira! 

Por que é preciso ficar atento com a alimentação no verão?

Os dias de calor excessivo facilitam a degradação de alimentos e aumentam os riscos de contaminação e desidratação. Além disso, refeições muito pesadas podem ser acompanhadas de um certo desconforto, como aquela sensação de indigestão. Para evitar que sua saúde seja prejudicada no verão, aposte em alimentos leves, frutas e bastante líquido. Combinado? 

1- Receita de salpicão de abacaxi com gengibre 

Que tal inovar a saladinha de entrada e preparar um prato bem diferente? Além de saudável, o salpicão de abacaxi com gengibre é super refrescante e, com certeza, vai te encantar! 

  • Ingredientes:

1/2 unidade de salsão

4 cenouras

4 batatas inglesas

4 maçãs do tipo fuji

2 abacaxis pérola

50 g de gengibre

1 kg de tofu

1/2 maço de cebolinha

1/2 maço de salsa

4 colheres de sopa de azeite extravirgem

Sumo de 4 limões 

1 colher de sopa de páprica picante

1 colher de sopa de cebola em pó

Sal rosa e pimenta do reino a gosto

  • Modo de preparo:

Corte o salsão e a batata em tiras finas, a maçã em cubos, e a cenoura em rodelas bem finas. Pique a salsa e a cebolinha finamente. Reserve todos em água, com exceção da batata, que deve ser levada ao forno por 40 minutos a 180º C e temperada com azeite, sal, páprica picante e cebola em pó. 

Em seguida, bata o abacaxi com gengibre e limão no liquidificador, coe, volte o sumo para o liquidificador e acrescente o tofu, ajustando a consistência com água, se necessário, até obter um creme com textura de maionese. Quando a batata assar, coloque em uma tigela e adicione salsão, maçã e cenoura. Despeje o creme de abacaxi sobre os legumes. Acerte o tempero com sal e pimenta. Sirva gelado!

2 – Receita de tagliatelle (macarrão) de verão

Como prato principal, nossa sugestão é investir no macarrão tipo tagliatelle incrementado com ingredientes que o deixarão a cara do verão. Vamos conferir? 

  • Ingredientes:

450 gramas de macarrão tipo tagliatelle (ou outra massa de sua preferência)

3 unidades de pimenta dedo de moça sem sementes 

1 maço de rúcula 

300 gramas de queijo coalho cortado em cubos 

2 colheres (sopa) de azeite 

½ colher de manteiga sem sal

12 unidades de tomates-cereja cortados ao meio 

Sal e pimenta a gosto

  • Modo de preparo:

Em uma panela, cozinhe o macarrão em água com sal. Escorra e reserve. Em frigideiras diferentes, com pouco azeite, grelhe as pimentas, o queijo coalho e os tomates-cereja. 

Leve ao fogo novamente a frigideira das pimentas e nela acrescente a rúcula. Deixe-os por aproximadamente um minuto e junte a eles o tagliatelle, os tomates-cereja e o queijo coalho grelhados e meia colher de manteiga derretida. Tempere com sal e pimenta e sirva!

3 – Receita de abacaxi grelhado com creme de iogurte 

Para fechar nosso menu de verão com chave de ouro, separamos uma receita simples de sobremesa que encanta desde o primeiro pedaço. Confira! 

  • Ingredientes:

2 rodelas de abacaxi

2 colheres (sopa) de suco de laranja

3 gotas de adoçante a base de stévia

1 pote de iogurte natural desnatado

1 colher (sopa) de raspas de limão

  • Modo de preparo:

Comece pelo creme: coloque o iogurte em um filtro de papel para escorrer o soro. Misture o adoçante e as raspas de limão e leve à geladeira enquanto prepara o abacaxi. Aqueça uma frigideira antiaderente, coloque as rodelas de abacaxi e regue aos poucos com o suco de laranja. Doure dos dois lados. Corte a rodela em 4 pedaços e sirva ainda quente com 1 colher (sopa) do creme de iogurte. Para finalizar, decore com folha de hortelã! 

Gostou do post? Então fique por aqui e aproveite mais conteúdos do nosso blog!

3 receitas que ajudam na quimioterapia 

Suco de romã possui propriedades anticancerígenas


Deixe um comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *